Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Boletim de Ciências Naturais do Museu Goeldi abre prazo para a submissão de artigos

A revista científica receberá as propostas até o dia 1º de junho de 2021. A edição especial abordará o desenvolvimento sustentável na mineração
publicado: 15/12/2020 10h17, última modificação: 15/12/2020 10h17

Agência Museu Goeldi - “Biodiversidade, restauração e processos ecológicos relacionados a áreas de mineração” é o tema da edição especial do Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi na área de Ciências Naturais, a ser publicado em dezembro de 2021. A submissão de artigos poderá ser feita até o dia 1º de junho, conforme as instruções disponíveis on-line.

O principal intuito da nova edição é promover e difundir o conhecimento especializado e consolidado sobre o desenvolvimento sustentável na mineração, baseado em resultados de pesquisas ecológicas relacionadas à biodiversidade, bem como subsidiar informações para a mitigação dos impactos e a recuperação de ecossistemas atingidos por esse tipo de atividade.

Serão aceitos artigos originais em português ou inglês. Estudos experimentais, observacionais e teóricos em sistemas terrestres e de água doce, sem viés taxonômico, bem como artigos de revisão do conhecimento atual da restauração ecológica de áreas mineradas estão incluídos na linha editorial do novo boletim.

As contribuições abrangerão as Ciências Naturais, incluindo aspectos ecológicos e biológicos, assim como a recuperação do solo, do ar e da água, quando inseridos em um contexto ecológico. Incluirão ainda as Ciências Sociais, em aspectos culturais, filosóficos, políticos, educacionais, econômicos e históricos. Estudos sobre novos conceitos ecológicos e/ou metodológicos também podem ser considerados para a publicação, a critério do Editor-Chefe.

Temas - Entre os temas que serão abordados na edição especial, estão aspectos ecológicos gerais, incluindo padrões de sucessão florestal e recuperação da biodiversidade; estudos sistemáticos e/ou taxonômicos e de monitoramento de espécies em áreas sob influência de mineração; aspectos técnicos e biológicos da restauração de paisagens; temas que abordem política de uso da terra e o papel da educação ambiental; desenvolvimento de tecnologias ecológicas limpas de extração e processamento de minerais relevantes para conservação e restauração da biodiversidade; gestão de habitat, políticas e regulamentos de conservação relacionada a mudanças na paisagem e conservação ex situ; soluções para a emissão de carbono no setor de mineração; avaliação e monitoramento do impacto ambiental da mineração.

Boletim do Museu Goeldi - A publicação científica, uma das iniciativas mais longevas no Brasil, é de acesso aberto ao público, permitindo que internautas leiam gratuitamente todo o conteúdo disponível.

Serviço: Submissão de artigos para o Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Naturais