Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campanha pretende arrecadar brinquedos para o natal das crianças de Caxiuanã

Campanha pretende arrecadar brinquedos para o natal das crianças de Caxiuanã

Em 2015, a meta é presentear 850 crianças na faixa etária de 2 a 12 anos
publicado: 20/11/2015 13h30, última modificação: 08/03/2018 11h54

Agência Museu Goeldi - O natal está próximo e as crianças da Floresta Nacional de Caxiuanã já estão ansiosas pela visita do bom velhinho, que levará diversão, solidariedade e cultura às 12 comunidades ribeirinhas de Portel e Melgaço, no arquipélago Marajó (PA). Ele será o encarregado de entregar os brinquedos arrecadados durante a campanha “Natal Solidário”, que já começou. A ação é promovida há 11 anos e nesta edição tem a parceria da Associação dos Servidores do Museu Goeldi (ASCON).

A arrecadação de brinquedos está acontecendo no Parque Zoobotânico e no Campus de Pesquisa do Museu Goeldi, na ONG Rádio Margarida, no Clube de Ciências da Universidade Federal do Pará e na Universidade do Estado do Pará. Podem ser doados brinquedos, roupas e calçados infantis novos ou usados.

Nos dias 5 e 6 de dezembro, os visitantes poderão trocar um brinquedo por um ingresso no Parque Zoobotânico do Goeldi e ainda participar de uma programação especial. No dia 5/12 o espaço raízes será o local de uma exposição fotográfica com imagens da Floresta Nacional de Caxiuanã feitas por pesquisadores, colaboradores e voluntários dos eventos educativos do Museu Goeldi, tendo como foco principal o Natal Solidário. Já no dia 6/12, a turma do Macaco Ximbica apresentará o Programa Natureza aos visitantes.

Em 2015, a meta é presentear 850 crianças na faixa etária de 2 a 12 anos, incluindo meninos e meninas do abrigo Ágape da Cruz, no município de Portel.

Após a arrecadação, os brinquedos serão distribuídos pelo Papai Noel nos dias 14 e 15 de dezembro às crianças das comunidades de Portel, já para as crianças das comunidades de Melgaço, as doações chegam nos dias 16, 17 e 18 do mesmo mês.

Para chegarem até as crianças, os brinquedos passam por um longo percurso, que pode requerer até 32 horas para ser cumprido, partindo de Belém. O empenho e alegria dos cerca de 12 voluntários que partem rumo à Flona de Caxiuanã é descrito com satisfação pela multimídia Janine Valente, que participa pela segunda vez do natal na floresta. “Participei do natal solidário pela primeira vez ano passado. Já sabia, de anos anteriores, como funcionava a campanha de doação e a entrega nas comunidades, mas somente estando presente desde a arrecadação, viagem entre comunidades e realmente entrar no personagem (Mamãe Noel) pra entrega dos brinquedos, pude ver quão grandioso é o ato de pensar no próximo e compartilhar o significado de alegria no natal com as crianças e toda a comunidade que recebe a gente”, disse.

O Natal Solidário é apoiado pelo ProPaz e pelas empresas alimentícias Marisa, Hiléia e Universo Micos.

Campanha Natal Solidário

Faça parte do natal das crianças da Floresta Nacional de Caxiuanã doando brinquedos, roupas e calçados infantis novos ou usados.

Pontos de arrecadação

Parque Zoobotânico do Museu Goeldi (Av. Magalhães Barata, 376 – São Brás)

Campus de Pesquisa do Museu Goeldi (Av. Perimetral, 1901 – Terra-Firme)

Universidade do Estado do Pará - Campus V – CCNT (Trav. Enéas Pinheiro, nº 2626 – Marco).

Clube de Ciências da UFPA (Rua Augusto Corrêa, 01 - Campus Guamá)

ONG Rádio Margarida (Av. Governador José Malcher, 189 – Nazaré)

Programação Especial

Nos dias 05 e 06 de dezembro, troque um brinquedo por um ingresso do Parque Zoobotânico do MPEG e participe da programação:

05/12 – Exposição fotográfica  |  06/12 – Programa Natureza

Texto: Mayara Maciel