Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Capacitação e Integração

Capacitação e Integração

Os novos servidores do Museu participantes do curso tiveram dinâmicas em grupo, troca de experiências e construção coletiva
publicado: 21/05/2013 17h15, última modificação: 13/08/2017 12h05

Agência Museu Goeldi – Assimilar o sentido do trabalho museológico realizando um trabalho de capacitação e integração entre os novos servidores e os servidores de carreira dentro da instituição. É com esse intuito que foi apresentado o curso Museologia, Educação e Sustentabilidade, na manhã do dia 20 de maio, no auditório Alexandre Rodrigues Ferreira, localizado no Parque Zoobotânico do Museu Goeldi.

Wanda Okada, Coordenadora de Comunicação e Extensão, que fez a abertura do curso, apresentou um vídeo motivacional para os cerca de 30 servidores presentes no auditório. “Acreditar na vida representa propor esse encontro com todos nós, representa promover uma reflexão juntos e construir este curso juntos. Quero parabenizar a iniciativa da coordenação de Museologia, através das servidoras que organizaram esse evento, Ana Cláudia Silva e Lucia Santana”, relatou a coordenadora.

Para Roseny Mendonça, Coordenadora de Museologia, o curso é um resgate da história da própria instituição. “Por muito tempo, por conta de alguns obstáculos, esse programa, que hoje nós estamos chamando de curso, foi impossibilitado de ser realizado”. Para a coordenadora o importante é entender qual a importância do trabalho do Museu para a sociedade. “Então espero que todos vocês consigam captar a mensagem que o curso se propõe a passar, de vocês conhecerem o que é o trabalho museológico, do que é musealizar”.

A educadora Ana Cláudia Silva, uma das organizadoras do curso, ressalta o objetivo desse encontro. “Tentar fazer uma troca desse conhecimento, trocar as experiências que a gente traz do Museu com os novos servidores. A idéia é mostrar qual o trabalho desenvolvido dentro desta instituição e como a formação e o conhecimento que os novos servidores estão trazendo para a nossa casa podem ajudar nesse trabalho do Museu”.

Tripé do trabalho do Museu – Entre os vários temas abordados, como a expectativa dos próprios servidores quanto ao fato de agora trabalharem no Museu Goeldi, que antes era só local de lazer, respeitar esse espaço como um acervo de história e memória, a identidade organizativa do Museu Goeldi foi destacada por Lucia Santana, que ministrou o curso para os novos servidores. “Memória, preservação e conhecimento são pontos que devem ser incorporados no trabalho museológico”, ressalta Lucia.

Um dos fatores para a escolha do tema do curso foi a exposição O Museu que você não conhece, que ficou em cartaz no Prédio da Rocinha, do dia 31 de maio de 2012 até dezembro de 2012 na qual retratava o dia a dia desempenhado pelos servidores, bolsistas, estagiários e colaboradores, trabalho esse de acesso pouco conhecido pelo publico visitante. “Se a gente não conhece o nosso espaço, o sentido disso, os nossos trabalhadores e suas atividades, como nós queremos trabalhar em um Museu?”, reflete Lúcia.
Para isso,
o curso trouxe à tona a discussão dos servidores necessitarem de capacitação, da reflexão sobre os distintos públicos que visitam o Museu e as várias formas de tratá-los. “O trabalho representa um valor importante e exerce uma influência considerável sobre a motivação dos trabalhadores e também sua satisfação e produtividade. Assimilar o sentido do trabalho museológico, a filosofia, os princípios, os processos é o que determina o envolvimento de cada um nesse ambiente. O curso veio para colocar na perspectiva de trabalho de cada um esse conhecimento para assim fortalecer o serviço desses colaboradores que estão chegando em nossacasa”.

Um outro olhar para o Museu – Além da dinâmica museal, outro ponto positivo para a intensa troca de conhecimento e interação feita neste encontro foi a participação entre os servidores que já estão a mais tempo no Museu com os recém chegados. Os grupos formados entenderam o que está além dos muros do Parque Zoobotânico e descobriram que o Museu é muito mais que entretenimento.

Alguns servidores, oriundos de outros estados do Brasil, alguns do sul, outros do nordeste, puderam ter maior interação com a dinâmica em grupo elaborado pela equipe de Museologia e Educação, além do que o curso se tornou um espaço para as dúvidas e questionamentos quanto ao trabalho e a história da instituição. “Aos que vieram de fora, entender o Museu como um todo, o que é ser da região da Amazônia, ao que já são da terra, se redescobrir”, ressalta Lucia.

Museologia, Educação e Sustentabilidade – Ministrado por servidores de diversas áreas do Museu Goeldi, o curso, que faz parte da programação da 11° Semana de Museus, terá uma metodologia dialógica em todas as suas etapas, com conversas em grupos e dinâmicas. Os organizadores contam com a colaboração de servidores da Museologia, do Patrimônio, da Comunicação e da Educação.

A construção coletiva do curso faz parte do processo de troca de conhecimento e integração dos antigos e novos servidores. O curso, que acontece todas as segundas e quartas feiras no Auditório Alexandre Rodrigues Ferreira, localizado no Parque Zoobotânico do Museu Goeldi, segue até o dia 1 de julho e conta com visitas monitoradas, visitas técnicas, reconhecimento de espaços da instituição como laboratórios, acervos e áreas do Parque Zoobotânico.

Texto: Silvia de Souza Leão