Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Carro da Leitura: lazer e educação no Parque do Museu
conteúdo

Agência de Notícias

Carro da Leitura: lazer e educação no Parque do Museu

Projeto do Museu Goeldi visa maior acesso, valorização e conhecimento de livros
publicado: 21/05/2013 17h00, última modificação: 13/08/2017 12h09

Agência Museu Goeldi – Na programação especial do Museu Paraense Emílio Goeldi como parte das comemorações da 11ª Semana Nacional de Museus um estímulo à leitura para aqueles que procuram o lazer no Parque Zoobotânico: o Carro da Leitura. Estacionado no Prédio da Rocinha, o Carro da Leitura promove um maior acesso e valorização dos livros, seja pelas crianças, jovens ou adultos. Desta vez os livros relacionados à arqueologia receberão destaque. O Carro da Leitura do Museu Goeldi estará disponível a todos durante a Exposição Visões: A arte rupestre em Monte Alegre, aberta ao público visitante até 30 de setembro no Prédio da Rocinha.


O Carro da Leitura foi concebido pelo Serviço de Educação (SEC). Segundo Luiz Videira, chefe do SEC, o Carro da Leitura está ali principalmente para dar a conhecer ao público as publicações do Museu Goeldi. “Sabe-se que o visitante não conseguirá ler todos os livros disponíveis, mas saberá de sua existência a partir de então”.

Com inspiração nos tradicionais carros de vendas de tacacá espalhados pela cidade, no Carro da Leitura as panelas e cuias são substituídas por livros, jogos, cartilhas e fantoches. Recheado com palavras, textos, obras de autoria de especialistas do Museu Goeldi e conhecedores não só da Amazônia, mas das Ciências em geral.

Segundo Edileusa Sodré, também do Serviço de Educação, no domingo, 26 de maio, acontecerá o Programa Natureza e a dinamização do Carro da Leitura no interior do Parque Zoobotânico, levando ao público visitante livros com a temática da arte rupestre e arqueologia. Os livros “A Arte Rupestre de Monte Alegre” e “Itaí – A Carinha Pintada” serão destaques no Carro da Leitura.

Serviço: Carro da Leitura ficará estacionado no Prédio da Rocinha - Pavilhão de Exposições Domingos Soares Ferreira Penna, no Parque Zoobotânico do Museu Goeldi, de 9h às 11h30 e de 14h às 16h30, enquanto durar a Exposição Visões: A arte rupestre em Monte Alegre, até 30 de setembro.


Texto: Júlio Matos