Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Carta aberta à população da cidade de Gurupá (PA)

Carta aberta à população da cidade de Gurupá (PA)

publicado: 14/08/2015 10h45, última modificação: 28/02/2018 09h50

Agência Museu Goeldi – Desde o dia de 12 de agosto, o município de Gurupá vive sob forte tensão após o proprietário da Reserva Ambiental do Jacupi, o antropólogo francês Jean Marie Ettiene Royer, 70 anos, ter disparado e atingido mortalmente um jovem, João Paulo Lima da Silva, 14 anos.

A Reserva do Jacupi é  composta por cem hectares de floresta preservada e abriga também importantes sítios arqueológicos, que vem sendo investigados por uma equipe internacional sob a coordenação do Museu Paraense Emílio Goeldi. Após a tragédia, a propriedade foi invadida, saqueada, depredada e está sob a ameaça iminente de ser desmatada e loteada.

O Museu Goeldi divulga uma carta à população do município de Gurupá, solidarizando-se com as vitimas da tragédia e pedindo que a população não permita que a Reserva Ambiental do Jacupi, um patrimônio coletivo, desapareça sob a onda de violência.

Assim como a Superintendência Regional do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN, o Museu Paraense Emílio Goeldi está solicitando auxílio dos órgãos federais para proteger a área.

Leia abaixo a carta aberta à população de Gurupá.

À população da cidade de Gurupá (PA),

O Museu Paraense Emílio Goeldi consternado com a trágica perda de vida do jovem João Paulo Lima da Silva, 14 anos de idade, e com a violência que eclodiu na cidade, manifesta sua solidariedade às famílias e a toda comunidade atingida por este episódio.

O Museu Goeldi está no município desde 2013 realizando estudos arqueológicos e ações de educação patrimonial sempre em colaboração com a população e os gestores locais.

No mês de julho, a equipe de pesquisa esteve concentrada na Reserva Ambiental do Jacupi, que revelou grande potencial histórico. Em agosto, estava prevista mais uma etapa de ação educativa nas escolas e continuidade das escavações no Forte Santo Antônio de Gurupá, que é de grande interesse para turismo e economia municipal.

Os sítios arqueológicos de Gurupá são importantes porque revelam uma história milenar de presença indígena e de intensos contatos interculturais, com legados de holandeses, portugueses, quilombolas e judeus.

Pedimos a todos que protejam e não permitam a destruição da Reserva Ambiental do Jacupi, um patrimônio ecológico e cultural da população de Gurupá e de todos os brasileiros.

Museu Paraense Emílio Goeldi

Arquivos: