Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Carta publicada na Science defende coleta científica

Carta publicada na Science defende coleta científica

Museu Goeldi e instituições científicas de vários países assinam o documento que entende como estratégica na conservação de espécies ameaçadas e raras a coleta científica
publicado: 02/07/2014 10h15, última modificação: 31/08/2017 14h20

Agência Museu Goeldi – Publicada recentemente na revista Science, uma carta assinada por pesquisadores do mundo todo defende a coleta científica como ferramenta essencial não apenas para identificar, mas compreender aspectos morfológicos, evolutivos e de distribuição de espécies. Trata-se de um contra-argumento a outra carta também publicada na revista que reportou casos de espécies raras ou ameaçadas supostamente bastante afetadas pela coleta científica.

Leia a carta na íntegra aqui.

Segundo os pesquisadores, a coleta de indivíduos não significa um risco às populações, mas uma forma de investigar as espécies e os meios para conservá-las. Além disso, apontam que alternativas como fotografias, gravações em áudio e análise de DNA não são suficientes para identificar ou descrever de forma confiável a biodiversidade do planeta.

A carta afirma também que acusações como esta desviam a atenção para as principais causas de extinções – degradação de habitats, extração ilegal e presença de espécies invasoras – resultantes da ação antrópica e responsáveis pela perda de indivíduos diariamente. A coleta científica seria uma ferramenta para compreender estas perdas e buscar meios para conservar a biodiversidade.