Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ciência, cultura e preservação ambiental em mostra

Ciência, cultura e preservação ambiental em mostra

Evento conta com palestras, exposição e programa de auditório
publicado: 30/08/2012 10h00, última modificação: 14/07/2017 09h01

Agência Museu Goeldi-O Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG) em parceria com a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), participa mais uma vez da IV Mostra Camilo Viana de Ciência e Cultura, ação que integra a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Dessa vez, os municípios a serem contemplados serão São Miguel do Guamá, nos dias 16 e 17 de agosto, e Cametá, em 30 e 31 de agosto.

Como parte da programação, o Museu apresenta o Programa Natureza, atividade lúdica de programa de auditório interativo. Com temática sobre o meio ambiente, a atividade é apresentada pelo personagem “Macaco Ximbica”, com encenação de peça teatral, hora do conto amazônico, realização de gincana, dinamização de jogos e kits educativos e distribuição de brindes.

Já a exposição “Fauna e Flora em Lendas”, concebida e montada por técnicos do MPEG e instrutores mirins, corresponde a uma adaptação da Cartilha “Fauna e Flora em Lendas”, resultado de pesquisas do Grupo do Clube do Pesquisador Mirim, durante o ano de 2000.

O Clube do Pesquisador Mirim e o Programa Natureza são atividades realizadas pelo Serviço de Educação e Extensão do Museu Goeldi para estimular alunos, de ensino fundamental e médio, de escolas particulares e públicas, a vontade de conhecer e fazer ciência.

A realização das atividades nos municípios é coordenada por Alcemir Aires do Serviço de Educação e Extensão do Museu Goeldi.

Parceria entre ciência e cultura- A Mostra, que teve início no mês de março de 2012, já visitou oito municípios e tem como meta atingir cerca de 20 mil estudantes em todo o Pará. O evento tem como objetivo integrar  ações de difusão científico-tecnológica e atividades culturais e também possibilita um diálogo lúdico, didático e dinâmico com o público, em especial crianças e jovens.

Texto: Lilian Bayma com informações da Ascom/SECTI