Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ciência não é só para adultos: Clube do Pesquisador Mirim abre inscrições

Ciência não é só para adultos: Clube do Pesquisador Mirim abre inscrições

Projeto voltado para a iniciação científica de crianças e adolescentes disponibiliza 80 vagas na seleção deste ano. No próximo domingo (07), serão apresentados os resultados das turmas de 2016. São diferentes produtos, como manuais, cartilhas e aplicativos, desenvolvidos pelos pesquisadores mirins no Museu Goeldi
publicado: 03/05/2017 17h00, última modificação: 06/05/2017 11h52
Exibir carrossel de imagens Aluno do Clube do Pesquisador Mirim

Aluno do Clube do Pesquisador Mirim

Agência Museu Goeldi – Começaram nesta terça-feira (02) e vão até o próximo dia 12 de maio as inscrições para as turmas do Clube do Pesquisador Mirim (CPM) 2017. Com atividades lúdicas e uma rotina de ações de educação, o projeto estimula o interesse de alunos do ensino fundamental e médio pela iniciação científica, a partir dos estudos desenvolvidos no Museu Paraense Emílio Goeldi.

Clube do Pesquisador Mirim, 80 novas vagas em 2017Os interessados em participar da edição deste ano devem se inscrever no Serviço de Educação (SEEDU) do Museu Goeldi, localizado em seu Parque Zoobotânico no bairro de São Braz, Belém, por meio da apresentação de boletim escolar do ano de 2016 e preenchimento de ficha fornecida no ato da inscrição. Confira o edital completo.

Resultados - E quem estiver curioso para conhecer os resultados de turmas passadas do Clube não pode perder a programação do próximo domingo (07). A partir das 8h30, as turmas de 2016 do CPM apresentam nove trabalhos, entre cartilhas, aplicativos e manuais, que ficarão expostos na Biblioteca de Ciência Clara Galvão (SEEDU/MPEG), podendo ser utilizados como recursos para pesquisas escolares ou em outras programações educativas do Museu.

Os produtos ficarão expostos até o dia 20 de junho na Biblioteca de Ciências Clara Galvão, exibição que já faz parte da programação da 15ª Semana Nacional de Museus que tem como tema “Museus e histórias controversas: dizer o indivisível em museus”, promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus. Os materiais se dividem em seis grupos temáticos: Fauna e Flora da Amazônia, Ambiente do Parque Zoobotânico, Frutos da Amazônia, Fauna e Flora no imaginário popular, Répteis da Amazônia I e Répteis da Amazônia II.

Crianças e adolescentes por dentro da ciência na AmazôniaA apresentação dos resultados ocorrerá em dois momentos. Primeiro, será realizada no Auditório Alexandre Ferreira Penna, no PZB, uma retrospectiva das ações do CPM desenvolvidas em 2016, seguida da entrega dos certificados aos pesquisadores mirins. Logo depois, os pesquisadores apresentarão seus produtos educativos na Biblioteca de Ciências Clara Galvão.

Inscrição – As inscrições para o Clube do Pesquisador Mirim 2017 são gratuitas e podem ser feitas no período de 2 a 12 de maio. O projeto é voltado para alunos do 4º ao 9º ano do Ensino Fundamental e 1º ano do Ensino Médio de escolas públicas e privadas da Região Metropolitana de Belém. Para se inscrever, os candidatos devem apresentar o boletim escolar do ano anterior para comprovar seu vínculo escolar e preencher uma ficha fornecida no ato da inscrição.

Seleção – A seleção será entre os dias 15 e 18 de maio, dividida em duas etapas: entrevista oral e atividades em grupos de trabalho. No processo seletivo, será avaliado o conhecimento dos candidatos sobre o Museu Goeldi e o projeto Clube do Pesquisador Mirim, e ainda sobre o tema no qual se inscreveu.

Em 2017, as turmas do CPM trabalharão os seguintes temas: Fósseis da Amazônia, Pesquisando e Conhecendo a Amazônia I, Pesquisando e Conhecendo a Amazônia II e Arte e Ciência no Museu. Saiba mais sobre cada uma das turmas, horários de inscrição e mais detalhes da seleção no edital do Clube do Pesquisador Mirim 2017 clicando.

Na edição deste ano, para confirmar a matrícula dos aprovados, será necessário o pagamento da taxa anual no valor de 30 reais, voltada para a compra de uniforme e material de consumo, tanto para novatos, quanto veteranos.

O resultado da seleção será divulgado no próximo dia 19 de maio pelo site do Museu Goeldi e por meio de cartazes na portaria do Parque Zoobotânico (PZB).

Texto: Phillippe Sendas

Seleção para o Clube do Pesquisador Mirim 2017

Inscrições: 2 a 12 de maio de 2017, de 9h às 17h.

Seleção: 15 a 18 de maio de 2017, de 8h30 às 14h.

Local: Biblioteca de Ciência Clara Galvão, Parque Zoobotânico do Museu Paraense Emílio Goeldi (Avenida Magalhães Barata, 376, São Braz, Belém).

Resultado: 19 de maio de 2017 (site do Museu e na portaria do Parque Zoobotânico).

Apresentação de trabalhos do Clube do Pesquisador Mirim 2016

Data: 7 de maio de 2017.

Horário: A partir das 8h30.

Local: Auditório Alexandre Rodrigues Ferreira e Biblioteca Clara Galvão, Parque Zoobotânico do Museu Paraense Emílio Goeldi (Avenida Magalhães Barata, 376, São Braz, Belém).

Mais informações: (91) 3219-3324.

Produtos a serem apresentados

a) Grupo Fauna e Flora da Amazônia:

- Kit Desafio Amazônico

- Manual Desafio Amazônico

b) Grupo Ambiente do Parque Zoobotânico:

- Manual Ilustrado Visita “animal” ao Parque Zoobotânico:Guia pedagógico de apoio aos grupos escolares que visitam o Museu Goeldi – séries iniciais

-Cartilha É o bicho! Vida animal no Museu Goeldi

c) Grupo Frutos da Amazônia:

- Aplicativo Frutos da Amazônia

d) Grupo Fauna e Flora no Imaginário Popular:

- Cartilha O Imaginário Popular no Parque Zoobotânico do Museu Goeldi

e) Grupos Répteis da Amazônia I e II: