Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ciência que revela ecologia e populações humanas da Amazônia
conteúdo

Agência de Notícias

Ciência que revela ecologia e populações humanas da Amazônia

Uma centena de estudantes e os resultados de suas investigações serão apresentados ao longo de cinco dias
publicado: 06/06/2013 12h30, última modificação: 14/08/2017 07h14

Agência Museu Goeldi - O Seminário Anual do Programa Institucional de Iniciação Científica (Pibic) está em sua 21ª versão e, neste ano, mais de 110 trabalhos de estudantes de nível superior revelam uma região onde ainda há muito para se conhecer.

Serão cinco dias de trabalhos com sessões temáticas. Já no dia 24, a primeira sessão é composta por trabalhos de Comunicação e Extensão, a mais jovem das áreas de atuação do Goeldi e responsável por sua relação direta com a Sociedade. A Dra. Jimena Felipe Beltrão, jornalista do Serviço de Comunicação Social do Museu Goeldi, coordena a sessão, que terá quatro trabalhos apresentados e um painel. Os estudos se dedicam à análise de aspectos da interação do público visitante do Parque Zoobotânico, bem como para a relevância do Museu Goeldi para a educação ambiental. Os bolsistas apresentarão pesquisas sobre a atuação do Museu Goeldi como agente educacional em espaços não-formais. As condições acústicas dos ambientes expositivos e educativos do Parque Zoobotânico e a análise de nível de ruído e qualidade ambiental da paisagem sonora nos parques públicos de Belém. A educação ambiental na Ilha do Combú, na Região Metropolitana de Belém, também é alvo de estudos da área.

Ecologia Animal - O dia 25 de junho traz os estudos sobre Sistemática e Ecologia Animal, com sessão coordenada pela Dra. Maria Luiza Marcelino, pesquisadora da Coordenação de Zoologia(CZO) do Museu. Serão 14 apresentações de trabalhos sobre o comportamento animal, a catalogação de espécies e a sua representatividade. Besouros, aranhas, abelhas, observados ou estudados em unidades de conservação, outros na própria coleção museológica do Museu Goeldi, ou em estudos mapeados na área da Amazônia Oriental.

Entre os temas abordados estão: os estudos sobre o comportamento e desenvolvimento da Mantódea, insetos conhecidos popularmente como os louva-a-deus; a representatividade das espécies de aranhas; a descrição de uma nova espécie do gênero Aspidoras entre outras pesquisas sobre os insetos e demais artrópodes pela parte da manhã. 

Já no turno da tarde do mesmo dia 25, as apresentações de trabalhos ficam a cargo das pesquisas voltadas para a Sistemática e Ecologia Animal. As pesquisas desenvolvidas abordam peixes, ervas medicinais, extratos vegetais da Amazônia, índice de sensibilidade ambiental, conservação preventiva da coleção de paleoinvertebrados, abordagem geográfica para o planejamento do turismo de natureza na costa amazônica. Coordenada pela Dra. Maria Lúcia Macambira, pesquisadora da Coordenação de Zoologia do MPEG a sessão apresenta trabalhos sobre vespas de Belém, e insetos Longicórneos da Amazônia, aqueles que possuem a antena tão longa ou mais longa que o comprimento do corpo. Sob este tema serão apresentados trabalhos que vão desde estudos de fenologia - estudo das relações entre processos ou ciclos biológicos e o clima e aspectos ecológicos de fungos, uma nova avaliação da planta briófita em Belém até a anatomia foliar de plântulas da árvore Parkia gigantocarpa.

Flora Amazônica - No dia 26, pela manhã, a Dra. Ely Simone Gurgel, pesquisadora do Museu e responsável pelo programa de informatização das coleções do Herbário e coordenadora do projeto Reflora no Estado do Pará, coordena a apresentação dos trabalhos sobre Sistemática Vegetal e Micologia, Morfologia e Anatomia Vegetal. Na sessão, 14 trabalhos tratam da taxonomia - descrição, identificação e classificação dos organismos, da ecologia e da sistematização de acervos de espécies diversas. Os estudos foram desenvolvidos tanto na Região Metropolitana de Belém como no interior, em municípios como Salinópolis; e unidades de preservação como a Floresta Nacional do Amapá.

Terra e Ecologia – A Coordenação de Ciência da Terra e Ecologia dará continuidade ao Seminário de Iniciação Científica nos dias 26 (tarde) e 27 de junho com a sessão Ciências da Terra e Ecologia, coordenada pela Dra. Maria Inês Feijó, pesquisadora do Museu Goeldi e assistente de curadoria de Invertebrados e Microfósseis da Coleção Paleontológica. As sete apresentações relatam a sensibilidade ambiental das praias de Vila do Conde, a caracterização de atributos químicos e físico-químicos de sedimentos de manguezais, além de estudo mineralógico e granulométrico - especificação dos diâmetros do material que compõe o solo ou os depósitos sedimentares.

Ciências Humanas – O último dia de seminário será voltado à Antropologia e à Arqueologia, sob coordenação do Dr. Fernando Marques, arqueólogo e historiador, pesquisador da Coordenação de Ciências Humanas (CCH). Na ocasião, serão apresentadas pesquisas sobre documentação da língua Mekens; a história oral dos índios Matsigenka do Parque Nacional do Manu; estudo de classificação e indexação no acervo de línguas indígenas do Museu Paraense Emilio Goeldi; histórico social da “salina do roque”; análise de solo no contexto arqueológico na investigação de antrossolos na Amazônia, estudo das potencialidades do sítio de Engenho Colonial Murutucu.

No mesmo dia, serão apresentados estudos desenvolvidos no âmbito da Coordenação de Pesquisa e Pós Graduação. Dentre eles, um trabalho sobre a implementação de interatividade e comportamento para o ambiente do Parque Zoobotânico Virtual; outro sobre técnicas aplicadas à modelagem de espécies da fauna e flora; bem como estudos e experimentos de novas tecnologias de conectividade sem fio de baixo custo para a Estação Científica Ferreira Penna. A sessão será coordenada pela Ms. Joice Santos, jornalista do Serviço de Comunicação Social (SCS) do Museu Goeldi.

Coordenadores de sessão - Participam também como coordenadores de sessões, Dr. José Francisco Berredo, geoquímico da Coordenação de Ciência da Terra e Ecologia do Museu Goeldi; Dra. Maria Cândida Drumond Mendes Barros, pesquisadora da Coordenação de Ciência Humanas do Museu.

Serviço – XXI Seminário do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – Pibic/CNPq, de 24 a 28 de junho de 2013, no Auditório Dr. Paulo Cavalcante, no Campus de Pesquisa do Museu Paraense Emílio Goeldi, sito Avenida Perimetral, 1901 – Terra Firme. Solenidade de abertura às 15h.

Clique aqui para acessar a programação completa do evento e aqui para acessar o Edital 2013 do Programa.


Texto: Ricardo Sousa e Jimena Felipe Beltrão.