Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ciência, sociedade e educação no seminário de iniciação científica do Goeldi

Ciência, sociedade e educação no seminário de iniciação científica do Goeldi

O evento, que acontece na próxima semana no auditório do Campus de Pesquisa, reúne 90 trabalhos de bolsistas de iniciação científica e iniciação tecnológica desenvolvidos nas áreas temáticas do Museu.
publicado: 20/06/2018 12h34, última modificação: 20/06/2018 14h04

Agência Museu Goeldi – Com o tema “Ciência, Sociedade e Educação: cenários presente e futuro”, o Museu Paraense Emílio Goeldi realiza, entre os dias 25 e 29 de junho, o XXVI Seminário PIBIC e II Seminário PIBITI, no Auditório Paulo Cavalcante, no Campus de Pesquisa. O evento destaca a importância do saber produzido e sua relevância para as atividades de diferentes setores da sociedade. Ao todo, 90 trabalhos de bolsistas de iniciação científica e tecnológica serão apresentados nas linhas de estudo do Museu Goeldi – Antropologia, Arqueologia, Informação e Documentação, Ciências da Terra e Ecologia, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, Sistemática e Ecologia Animal, Sistemática Vegetal e Micologia, Morofologia e Anatomia Vegetal, Ecologia e Manejo, Botânica Econômica, Etnobotânica e Fitoquímica.

Programação – Serão cinco dias de programação para apresentar os resultados dos trabalhos realizados pelos jovens cientistas do Museu Goeldi no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI). Para saber mais sobre as pesquisas, acesse o livro de resumos. As pesquisas foram agrupadas em quatro sessões que abordam diferentes temas. Confira a programação completa.

Os trabalhos dos bolsistas são avaliados individualmente por uma comissão de avaliadores, no qual participam os pesquisadores: Dra. Julia Otero Santos (Universidade Federal do Pará), Dr. Cândido Ferreira de Oliveira Neto (Universidade Federal Rural da Amazônia), Dr. Lincoln Silva Carneiro (Universidade Federal do Pará, Campus de Cametá) e Dr. Steel Silva Vasconcelos (Embrapa Amazônia Oriental).

A pesquisadora titular do Museu Goeldi, Dra. Marlúcia Bonifácio Martins, abre a programação do seminário na segunda-feira (25), às 8h30, com a palestra “Ciência e Educação no Museu Paraense Emílio Goeldi”. Doutora em Ecologia, Marlúcia tem experiência nas áreas de Biodiversidade e Biologia da Conservação.

Nova seleção – As inscrições para a seleção de bolsistas PIBIC/CNPq e PIBITI/CNPq do Museu Goeldi estão abertas. As submissões de propostas vão até o dia 22 de junho. Ao todo, são 90 bolsas ofertadas (87 PIBIC e três PIBITI), todas com vigência de agosto de 2018 a julho de 2019, no valor de 400 reais mensais. As bolsas são para estudantes de graduação, que desenvolverão um projeto voltado à publicação em periódicos científicos, sob orientação de um pesquisador e/ou tecnologista doutor vinculado ao MPEG. Para saber como participar, leia a matéria.

PIBIC – O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) tem como objetivo despertar vocações científicas, e incentivar talentos potenciais, possibilitar o domínio do método científico e desenvolver o pensar e a criatividade do jovem universitário para a pesquisa na Amazônia, contribuindo de forma decisiva para otimizar o ingresso dos alunos na pós-graduação.

PIBITI – O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI) tem por objetivo estimular os jovens do ensino superior nas atividades, metodologias, conhecimentos e práticas próprias ao desenvolvimento tecnológico e processos de inovação.

Serviço | Seminário PIBIC/PIBIT 2018 do Museu Goeldi

Tema: Ciência, Sociedade e Educação: cenários presente e futuro.

Data: 25 a 29 de junho de 2018.

Local: Auditório Paulo Cavalcante, no Campus de Pesquisa do Museu Paraense Emilio Goeldi (Av. Perimetral, 1901, Terra Firme, Belém-PA).

Para mais detalhes, acesse a programação e o livro de resumos.