Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Clube do Pesquisador Mirim abre inscrições

Clube do Pesquisador Mirim abre inscrições

Anualmente, alunos do ensino fundamental e médio são avaliados para participarem do Projeto de iniciação cientifica
publicado: 01/03/2013 11h15, última modificação: 13/08/2017 07h23

Agência Museu Goeldi - Entre os dias 4 a 26 de março, o Serviço de Educação e Extensão (SEC) do Museu Goeldi  abre as inscrições para seleção de candidatos ao Clube do Pesquisador Mirim 2013 (CPM), projeto destinado a alunos de escolas públicas e privadas da região metropolitana de Belém. São 140 vagas distribuídas em sete grupos oferecidos para estudantes da 3ª a 8ª série do ensino fundamental (4º ao 9ª ano) e 1º ano do ensino médio.

Para ser um pesquisador mirim , os alunos devem se inscrever no período previsto em um dos grupos ofertados e participar da seleção no dia em que será avaliado o grupo para o qual se inscreveu. É importante que o candidato leve, no dia da inscrição, o boletim escolar correspondente ao ano anterior para comprovação da série que está cursando.

A seleção – Ocorre nos dias 1 a 5 de abril em duas etapas: Entrevista oral e trabalho em grupo. Entre os critérios utilizados para formação dos grupos está o conhecimento sobre o que é o projeto, receptividade nas atividades propostas, liderança em trabalho em grupo e domínio das ideias dos trabalhos apresentados. A avaliação terá duração de, no máximo, três horas.

A entrevista oral será realizada por dois avaliadores que irão entrevistar os alunos já divididos em grupos de seis. Os estudantes serão submetidos a rodadas de perguntas referentes ao Clube, ao Museu Goeldi, sobre o tema a ser desenvolvido pelo grupo e sua disponibilidade de participação.

O trabalho em grupo será em equipes maiores. Os candidatos desenvolverão atividades de dinâmica de grupo e construção de cartazes, além de textos e desenhos referente ao tema tratado. O objetivo é observar os alunos em situação de grupo.

As equipes serão distribuídas conforme os temas a seguir: Fauna do Parque ZoobotânicoSaberes tradicionais amazônicosCuriosidades AmazônicasDispersão de SementesMeio Ambiente e CidadaniaCiência, Ontem e Hoje e o Clube Digital. Veja os detalhes sobre as datas e horários de avaliação de cada grupo no edital.

Vagas destinadas a grupos inclusivos – Serão disponibilizadas 10 vagas para alunos surdos e 10 vagas para alunos ouvintes da rede pública e privada na 3ª e 4ª série do ensino fundamental (4º e 5º ano). A seleção dos candidatos ouvintes será realizada da mesma forma que para os demais. Para os candidatos surdos ocorrerá em duas fases: Na dinâmica de comportamento em grupo  e na entrevista realizada em LIBRAS, onde serão feitas perguntas sobre o Clube, o Museu Goeldi e sua disponibilidade de participação. Todas as atividades dessa última fase serão também feitas em LIBRAS e, além disso, serão utilizados vários recursos visuais para melhor compreensão dos candidatos diante das atividades propostas.

Vagas destinadas ao Grupo Digital- Há 10 vagas ofertadas somente para alunos veteranos, ou seja, estudantes que já participaram do CPM anteriormente, que estejam cursando a 8ª série do ensino fundamental (9º ano) ao 1º ano do ensino médio. Eles devem possuir noção de informática de desenho.

A avaliação do Grupo Digital ocorrerá também em duas fases. Na 1ª fase, os candidatos serão questionados a respeito de seus conhecimentos sobre artes gráficas, tratamento de imagem e desenho. As perguntas dessa fase têm caráter eliminatório. Na 2ª fase, os alunos farão um teste que envolverá questões básicas sobre artes gráficas, tratamento de imagem e desenho. Esse teste pode ser aplicado no computador ou não.

Todos os alunos passarão pelas mesmas atividades programadas e deverão estar no local de avaliação com, no mínimo, 15 minutos de antecedência.

Os selecionados realizarão trabalhos de investigação cientifica, orientados por instrutores que facilitarão o aprendizado em Ciência. Ao final do projeto, os alunos apresentarão produtos resultantes das pesquisas propostas pelo Clube

O CPM – O Clube é uma ação educativa organizada pelo Serviço de Educação e Extensão do Museu Goeldi com o objetivo de envolver e despertar interesses de estudantes à iniciação cientifica tendo como foco as pesquisas realizadas pelo Museu. O projeto recebeu Prêmio de Menção Honrosa do Instituto Brasileiro de Museus  Darci Ribeiro, em 2009 pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).

Serviço – A inscrição para o projeto Clube do Pesquisador Mirim, realizado pelo Serviço de Educação de Extensão Cultural (SEC), ocorre entre os dias 04 a 26 de março, no Parque Zoobotânico do Museu Paraense Emílio Goeldi (PZB). A avaliação dos inscritos será realizada no Auditório e Biblioteca Clara Galvão do Museu Goeldi entre os dias 1 a 5 de abril, localizada no PZB. A lista dos aprovados será divulgada por cartazes na Portaria do PZB e no site do Museu Goeldi.
O Parque Zoobotânico está situado na Avenida Magalhães Barata, 376, São Braz. Para maiores informações a respeito do CPM entre em contato com o SEC através do 3219-3324, das 8h às 17h.

Texto: Jéssica Silva