Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Clube do Pesquisador Mirim apresenta trabalhos

Clube do Pesquisador Mirim apresenta trabalhos

Jogos, cartilhas e kit’s educativos são resultados de pesquisas realizadas pelas turmas de 2012
publicado: 01/03/2013 11h30, última modificação: 08/08/2017 11h57

Agência Museu Goeldi – No domingo, dia 10, acontecerá no auditório do Museu Goeldi cerimônia na qual será feita uma retrospectiva do ano de 2012 do Clube do Pesquisador Mirim (CPM), uma iniciativa do Serviço de Educação e Extensão (SEC) do Museu Goeldi. Troféus serão entregues a alguns homenageados, além da entrega dos certificados aos jovens pesquisadores.

Após um ano de contato com métodos e técnicas científicas, aproximadamente 140 crianças puderam realizar atividades de pesquisa, observar o comportamento de animais, conhecer noções de museologia e ter contato direto com pesquisadores das várias áreas de conhecimento do Museu.

Após a cerimônia haverá a apresentação dos trabalhos em mostra a ser realizada na Biblioteca Clara Galvão, nas dependências do Parque Zoobotânico. Os materiais ficarão expostos na biblioteca e poderão ser utilizados como recursos para pesquisa escolar e nas demais programações educativas organizadas pela instituição. Também poderão ser feitas inscrições para as novas turmas de 2013.

As crianças foram divididas em turmas com temas previamente selecionados e as vagas preenchidas de acordo com as afinidades de cada uma, conhecidas durante o processo de seleção. Análises teóricas e práticas, pesquisas bibliográficas, seminários e visitas técnicas ocorreram a partir dos temas: Curiosidades da Flora, Lagartos da Amazônia, Abelhas das Amazônia, Meio Ambiente e Cultura, Clube On Line, destinado a ex-participantes do Clube e que apresentem conhecimentos em desenho e informática, e por fim, Borboletas da Amazônia. Este último foi o objeto de estudos da turma inclusiva, já que o CPM também contribui na inclusão sócio-educativa de crianças com deficiência.

Kit’s, Cartilhas e Jogos Educativos – Segundo Luiz Videira, Biólogo e coordenador do Clube, o objetivo não é formar as pessoas para que elas se tornem pesquisadores, mas que mude seus atos em relação à responsabilidade para com o meio ambiente.

Ao longo de 2012 foram desenvolvidos por cada turma kit’s, cartilhas e jogos educativos que ressaltam a importância da preservação seja da fauna, da flora, do meio ambiente como um todo.

A turma inclusiva “Borboletas da Amazônia”, desenvolveu o kit “Vida de Borboleta”; uma cartilha com “Curiosidades da Flora do Parque Zoobotânico do Museu Goeldi” e o jogo “Curiosidades dos Vegetais”, foi resultante da turma “Curiosidades da Flora”. Os jovens que estudaram os “Lagartos da Amazônia” criaram o kit “Lagartos da Amazônia” e a mídia eletrônica “Os Lagartos”. A cartilha e o kit “Abelha: um inseto e suas utilidades” é criação da turma “Abelhas da Amazônia”.

Uma cartilha com os “Retratos do Cotidiano e Itancuã Miri: para conhecer sua gente e seu ambiente” e o jogo “Passeio para Itancuã Miri: para conhecer sua gente e seu meio ambiente” serão apresentados pelos jovens da turma “Meio Ambiente e Cultura”. Um kit e cartilha “Conhecendo o Museu Goeldi” foi elaborado pela turma que leva o mesmo nome.

Já o Clube On Line criou versões eletrônicas para os jogos: “Jogo da Memória em Libras” e “Investigação Animal”.

O Clube - O Clube do Pesquisador Mirim consiste em um Projeto que vem oportunizando, desde 1997, aos alunos participantes o acompanhamento de pesquisas realizadas no  Goeldi e os primeiros contatos com métodos e técnicas científicas. As atividades propostas pelo Clube são realizadas semanalmente, através de experimentos e observações, utilização de material bibliográfico, vídeos, jogos e kits didáticos.

Destinado, principalmente, a alunos do Ensino Fundamental, tanto da Rede Pública de ensino quanto da Rede Privada, o Clube busca desenvolver nesses estudantes o interesse pela iniciação científica. Para isso, são utilizadas experiências teóricas e práticas tendo como base as pesquisas desenvolvidas no Museu Paraense Emílio Goeldi.

Serviço – A cerimônia e a apresentação dos trabalhos finais das turmas de 2012 do Clube do Pesquisador Mirim ocorrem no domingo, dia 10, a partir das 8h30, no auditório do Museu Goeldi e na Biblioteca Clara Galvão, respectivamente. Auditório e Biblioteca localizam-se na Avenida Magalhães Barata, 376, São Braz.

Texto: Júlio Matos