Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Clube do Pesquisador Mirim facilitando o conhecimento

Clube do Pesquisador Mirim facilitando o conhecimento

Informar com diversão é a aposta dos produtos educativos feitos pelos pesquisadores mirins do Museu Goeldi
publicado: 03/06/2016 14h00, última modificação: 23/02/2018 15h02

Agência Museu Goeldi - O Clube do Pesquisador Mirim do Museu Paraense Emílio Goeldi – MPEG é um projeto de 20 anos que introduz a ciência na vida de crianças e adolescentes que participam das atividades. As turmas de 2015 apresentam no Parque Zoobotânico, na manhã do próximo domingo, 5 de maio, jogos, cartilhas, catálogos e kits educativos sobre cada tema abordado nos seis grupos do Clube. Os produtos tratam sobre os temas “Conhecendo o Museu”, “Peixes da Amazônia”, “Resíduos Sólidos Urbanos”, “Bancando o Arqueólogo” e “Relações Ecológicas”.

Aprender brincando –Você conhece os animais amazônicos que moram no Parque do Goeldi? Um jogo educativo acompanhado da cartilha “Conhecendo o Museu” apresenta para você esse assunto. O produto consiste em imagens de animais que habitam o Parque Zoobotânico enfileiradas em um tabuleiro. Cada jogador seleciona um cartão com a imagem de um animal e tenta descobrir qual é o animal que está representado no cartão do outro através de características biológicas dele. Conforme as características são apresentadas, o jogador abaixa a figura dos animais que não contém as mesmas da carta do adversário.

Já ouviu falar de “Rimas ecológicas”?Pois uma turma esperta de pesquisadores mirins trabalha a compreensão das relações ecológicas através de pequenos poemas, que você conhecerá ao preencher um quadro magnético com quatro categorias: intraespecíficas, interespecíficas, harmônicas e desarmônicas.

Se a turma das relações usa o quadro, a equipe que estudou os Peixes Amazônicos te convida para caminhar em um grande jogo de tabuleiro, cujos participantes contarão com o apoio de uma cartilha sobre a fauna aquática. Para quem gosta só de ler, os peixes amazônicos também são os ilustres personagens de outra publicação.

Kits e educação – Vamos escavar em busca do passado? O kit educativo “Os primeiros passos na arqueologia”, desenvolvido pela turma “Bancando o arqueólogo”, disponibiliza peças arqueológicas originais, livretos sobre arte rupestre, cartões sobre lugares em Belém que tem exposições sobre arqueologia na Amazônia, e outros produtos. Os kits têm a finalidade de facilitar o conhecimento, apresentando resumos e atividades mais simples para iniciantes terem o primeiro contato com o assunto.

Coordenador do Clube do Pesquisador Mirim e educador do Museu Goeldi, Luiz Videira explica que o interessante do Clube é que a criança vai em busca do conhecimento fora do formato escolar tradicional. “O educador não é quem detém o conhecimento sobre aquele assunto, ele detém as metodologias que possibilitam ir em busca disso. O que nós temos que oferecer é a informação de forma prazerosa”, disse.

Texto: Juliana AraujoO educador do SEC, Luiz Videira, explica que o interessante do Clube do Pesquisador Mirim é que a criança vai em busca do conhecimento fora do formato escolar tradicional: “O instrutor não é quem detém o conhecimento sobre aquele assunto, ele detém as metodologias que possibilitam ir em busca disso. Outra coisa é que você participa se você quer. O que nós temos que oferecer é a informação de forma prazerosa”.

O kit da turma de “Resíduos sólidos urbanos” trabalha com os conceitos de reduzir, reciclar e reusar, com informações sobre as formas de trabalhar os resíduos e transformá-los. O produto também apresenta objetos que podem ser feitos com materiais urbanos, como material de informática antigo e latinhas de bebidas.

Texto: Juliana Araújo