Você está aqui: Página Inicial > Notícias > CNPq apoiará Feira de Ciências da Flona de Caxiuanã em 2017

CNPq apoiará Feira de Ciências da Flona de Caxiuanã em 2017

A 6ª Edição da Feira de Ciências das Escolas da Floresta Nacional de Caxiuanã receberá financiamento, incluindo bolsas de iniciação científica. Evento faz parte do Programa de Educação da Estação Científica Ferreira Penna, que atende cerca de 700 estudantes em escolas das áreas rurais de Portel e Melgaço (PA)
publicado: 07/12/2016 16h00, última modificação: 20/03/2018 12h25

Agência Museu Goeldi – Desde 1993, o Museu Paraense Emílio Goeldi conta com uma base de campo na Floresta Nacional (Flona) de Caxiuanã, arquipélago do Marajó (PA). A Estação Científica Ferreira Penna (ECFP) dá apoio ao desenvolvimento de pesquisas de longa duração sobre a sociobiodiversidade da Amazônia e tem em seu Programa de Educação a principal relação com as comunidades rurais de seu entorno.

Feira em 2016 na comunidade de São Sebastião em PortelEssa ligação dará um passo adiante em 2017: a Feira de Ciências das Escolas da Flona de Caxiuanã receberá financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) para realização de suas atividades, incluindo bolsas de iniciação científica para estudantes das áreas rurais dos municípios de Portel e Melgaço, no entorno da Flona. O projeto da Feira de Ciências foi aprovado na chamada 24/2016 - Feiras de Ciência de Abrangência Municipal, do CNPq.

A Feira de Ciências das Escolas da Flora de Caxiuanã é realizada anualmente desde 2012, e é uma das principais atividades do Programa de Educação da Estação Científica Ferreira Penna. O programa atende anualmente cerca de 700 estudantes de 12 escolas de áreas rurais de Portel e Melgaço e tem como principal objetivo dar suporte à inclusão da educação ambiental nos currículos escolares, estimular o envolvimento das comunidades na vida escolar e valorizar a memória e modos de vida dos habitantes da Floresta Nacional de Caxiuanã. O Programa inclui ainda as Olímpiadas de Ciência da Flona de Caxiuanã, realizada também anualmente.

Avaliadores na comunidade Rio Pracupi (2016)6ª edição - O projeto aprovado na chamada atual prevê a realização da 6ª edição da Feira de Ciências com a participação de 15 escolas de Portel e 7 localizadas nas Comunidades Ribeirinhas do entorno da ECFP. A Feira de Ciências estimula a utilização de habilidades de elaboração de projetos em ambiente escolar. O objetivo é incentivar a utilização do método científico em pesquisas voltadas para a realidade das comunidades, a fim de propor alternativas e soluções para problemas locais. O projeto também pretende, através do estímulo da criatividade e curiosidade dos alunos, contribuir para a melhoria da educação nas escolas públicas do arquipélago do Marajó.

Por meio do financiamento do CNPq, estudantes serão selecionados para receber bolsas de iniciação científica de um ano de duração, no valor de R$150,00 por mês. Os bolsistas serão orientados por professores das escolas que frequentam, em sistema de co-orientação com pesquisadores do Museu Goeldi e instituições de pesquisa parceiras.

Sob seis eixos temáticos principais - divulgação científica, ciências ambientais, educação e conservação ambiental, manejo florestal, química e biologia -, os projetos são expostos durante uma semana nas escolas participantes. Uma equipe voluntária de pesquisadores, professores e estudantes de licenciatura convidados pelo MPEG avaliam o trabalhos, trazendo sugestões para melhorar os projetos, encorajando que os estudantes aprimorem suas pesquisas.

Texto: Juliana Araujo e Uriel Pinho