Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Começa segunda edição da Oficina Cerâmicas Arqueológicas da Amazônia
conteúdo

Agência de Notícias

Começa segunda edição da Oficina Cerâmicas Arqueológicas da Amazônia

Evento promovido pelo Museu Goeldi em parceria com a Universidade de Leiden (Holanda) reúne arqueólogos, linguistas e antropólogos para discutir as cerâmicas koriabo. Programação começou no domingo (24) e segue até quarta-feira (27).
publicado: 25/09/2017 14h00, última modificação: 17/11/2017 14h42
Exibir carrossel de imagens Suellen Dias Conferência da arqueóloga Corinne Hofman segunda edição da Oficina Cerâmicas Arqueológicas da Amazônia

Conferência da arqueóloga Corinne Hofman segunda edição da Oficina Cerâmicas Arqueológicas da Amazônia

Agência Museu Goeldi – Na tarde do último domingo (24), no Auditório Alexandre Ferreira, do Parque Zoobotânico do Museu Goeldi, começou a segunda edição da Oficina Internacional Cerâmicas Arqueológicas da Amazônia. A conferência "Encontros caribenhos: redes indígenas, passado e presente", com a pesquisadora Corinne Hofman, da Universidade de Leiden (Holanda), abriu a programação.

Conferência da arqueóloga Corinne Hofman segunda edição da Oficina Cerâmicas Arqueológicas da AmazôniaNa conferência, Corinne Hofman abordou o encontro entre os povos indígenas do Caribe e os colonizadores, destacando a difusão de materiais, principalmente cerâmicas, da região das Antilhas para a Europa, entre os séculos XVI e XVII. A arqueóloga mostrou alguns tipos de cerâmicas koriabo que são objetos de estudo de pesquisadores da Universidade de Leiden.

A pesquisadora do Museu Goeldi Helena Lima destaca que a segunda edição da oficina recebe especialistas de diversas instituições científicas da Holanda, França, Guianas e Brasil. O objetivo é debater sobre as dinâmicas de ocupação e interações humanas nas regiões do Caribe, Guianas e do Baixo Amazonas.

“Com as trocas efetivadas durante a oficina, esperamos contribuir para a produção do conhecimento científico sobre o tema, sistematizar e disponibilizar, na forma de uma publicação específica, os avanços obtidos, e estabelecer e promover o fortalecimento de uma rede internacional de pesquisa”, acrescenta a arqueóloga Helena Lima, que também é uma das organizadoras do evento.

Programação – Nos dias 25, 26 e 27, a programação segue no Auditório Paulo Cavalcante, no Campus de Pesquisa, com palestras e apresentações de pesquisadores convidados. O evento é gratuito e aberto ao público. Veja a programação completa.