Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Conheça o bicho preguiça - Série Viva a Fauna Livre

Conheça o bicho preguiça - Série Viva a Fauna Livre

Animais que podem girar a cabeça em um ângulo de até 270º sem mexer o restante do corpo. Mamíferos lentos cujo principal predador é o homem.
publicado: 26/02/2015 10h15, última modificação: 19/02/2018 09h11
Exibir carrossel de imagens MEssias Costa Cerca de 100 exemplares de preguiça-comum estão soltos no PZB

Cerca de 100 exemplares de preguiça-comum estão soltos no PZB

Agência Museu Goeldi – Na última reportagem da série “Viva a Fauna Livre” você conhecerá os hábitos e particularidades do animal mais moroso do Parque Zoobotânico do Museu Goeldi: o bicho preguiça.

É um animal que chega a dormir 14 horas por dia, hábito que combina bem com seus movimentos lentos. Até o ato de alongar os membros é feito sem pressa alguma. As compridas garras são utilizadas unicamente para conseguir alimento e para auxiliar na locomoção pelas copas das árvores. A principal arma contra a predação é a camuflagem. Devido a sua principal caraterística, a lentidão, a preguiça acaba sendo presa fácil para o seu maior predador: o homem.

Segundo a veterinária Thatiana Figueiredo, o Parque Zoobotânico preserva a vida de cerca de 30 preguiças comuns (Bradypus variegatus) e de 2 exemplares de preguiça real (Choloepus didactylu). As preguiças reais são mantidas em cativeiro, já as comuns ficam soltas no Parque e é bem fácil vê-las penduradas nas árvores se alimentando de folhas, frutos e algumas espécies de brotos dos vegetais.Cerca de 100 exemplares de preguiça-comum estão soltos no PZB

Fisionomia – A preguiça comum pertence à família Bradypodidae e possui três dedos. Já as da família Megalonychidae (grupo a qual pertence as preguiças reais) apresentam apenas dois dedos.

Com ocorrência restrita ao continente americano, a preguiça pode viver até 40 anos e tem características peculiares, como a cor dos pelos, que varia entre cinza e marrom com manchas que também variam de tonalidade. Podem apresentar manchas escuras em volta dos olhos, tem unhas longas e um olhar piedoso.

Reprodução – Quando estão prontas para acasalar, as fêmeas atraem seus parceiros por meio de sons. Geralmente cada preguiça dá a luz a apenas um filhote por gestação, que dura aproximadamente 11 meses.  A mãe carrega os filhotes nas costas até que consigam caminhar sozinhos.

Dois exemplares de preguiça real são mantidas em viveiros no PZBCuriosidade – O bicho preguiça possui entre 8 e 9 vértebras cervicais, por isso podem  girar a cabeça em um ângulo de até 270º sem mover o restante do corpo.

Outra curiosidade sobre as preguiças é que esses animais não ingerem água. Elas se hidratam com a água absorvida dos alimentos e do orvalho da vegetação.

O Museu Goeldi recebe animais vítimas de caça ilegal apreendidos pelo Departamento de Polícia Ambiental do Pará. No Parque Zoobotânico, eles recebem os cuidados necessários e vivem soltos na vegetação. Você pode vê-los de terça a domingo circulando entre as árvores do Parque Zoobotânico do MPEG.

Promoção - Quer ter uma miniatura em papel do bicho preguiça? Baixe seu personagem clicando aqui, imprima e aprenda como montar no vídeo tutorial ou em nosso canal no YouTube.  Depois, imprima e monte. Dê um nome ao seu bicho preguiça, faça uma foto e compartilhe nas mídias sociais usando a hashtag #VivaAFaunaLivre. O autor da foto mais criativa ganhará um prêmio surpresa e um par de ingressos para conhecer a fauna livre do Parque Zoobotânico. Participe!

Texto: Mayara Maciel e Diego Santos

Ilustração da miniatura: Lívia Prestes