Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Conhecimento e cooperação na defesa da propriedade intelectual

Conhecimento e cooperação na defesa da propriedade intelectual

Financiado pelo Departamento de Estado dos EUA, um grupo de representantes de instituições de ensino e pesquisa da Amazônia Oriental visita quatro cidades do Leste e do Oeste norte-americano neste início de ano
publicado: 21/01/2013 15h45, última modificação: 05/08/2017 10h43

Agência Museu Goeldi – Serão oito dias de viagem de Washington D.C. à Califórnia. Quatro dias estão reservados para Washington D.C., Baltimore e Boston e o restante para Los Angeles. Os oito participantes representam instituições como o Museu Paraense Emilio Goeldi (MPEG) e Universidades Federais e Estadual, e vão conhecer o sistema de governo federal dos EUA com ênfase nas políticas de transferência de tecnologia e incentivo a negócios e arranjos produtivos de inovação. Eles também vão visitar iniciativas na área de transferência de tecnologia da informação e licenciamento de propriedade intelectual.

Entre as instituições a serem visitadas em Washington D.C. estão a National Science Foundation (NSF), o equivalente norte-americano ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ) e a Industrial Innovation and Partnerships (IIP), além, é claro, do próprio Departamento de Estado e seu Bureau de Assuntos do Hemisfério Ocidental.

Já em Baltimore, os visitantes serão apresentados a três instituições da mais alta importância para a pesquisa científica e o ensino superior nos EUA: os Departamentos de Transferência de Tecnologia do National Institutes of Health e da Johns Hopkins University; e o Bioparque da University of Maryland.

Tecnologia e Saúde - No caso do National Institutes of Health, as apresentações serão dedicadas a como essa agência federal desenvolve e implementa políticas de transferência de tecnologia, assim como os processos que utiliza na avaliação, comercialização, monitoramento e gerenciamento de produtos de consumo humano. Descobertas, invenções e propriedade intelectual também serão tópicos da apresentação na principal instituição de pesquisa em saúde do governo norte-americano.

Proteger a propriedade intelectual e facilitar sua comercialização é o que faz o Departamento de Transferência de Tecnologia da Johns Hopkins University. Na visita a uma das principais universidades norte-americanas, os visitantes vão conhecer como se orienta pesquisadores e inventores no que se refere ao licenciamento, patenteamento e comercialização. Os visitantes terão ainda oportunidade de conhecer como o Departamento atua para estabelecer parcerias que promovam os resultados de pesquisa e inovação tanto do ponto de vista acadêmico como empresarial.

Boston e MIT - Em Boston, as visitas serão ao Massachusetts Technology Transfer Center (MTTC) que facilita e promove transferência de tecnologia entre instituições de pesquisa e a iniciativa privada em particular na área da agricultura. Uma parceria entre o MTTC e o Conselho do Colégio Nacional de Inventores e Inovadores (National Collegiate Inventors and Innovators Alliance - NCIIA), que cria oportunidades de aprendizado em contato direto com empresas e atinge cinco mil participantes por ano entre estudantes, pesquisadores e empresários será conhecida pelo grupo de visitantes.

No Massachusetts Institute of Technology (MIT), o grupo vai conhecer ainda a atuação do Departamento de Licenciamento de Tecnologia (Technology Licensing Office) que promove novos produtos e ações de desenvolvimento econômico através do licenciamento tecnológico.

Em outra etapa da visita, os participantes vão conhecer na University of Massachusetts - Boston (UMass), o Venture Development Center, responsável por apoiar startups na área da tecnologia voltada para as Ciências da Vida no que se refere a validação, clientes e investimentos para sua consolidação.

Outras iniciativas que compõem o roteiro de visita em Boston, são a MassChallenge que trabalha na área da incubação e promove concurso para empresários em outra forma de abordar a relação entre o público e a iniciativa privada. Um organismo responsável pela legislação de patentes a Boston Patent Law Association (BPLA), que desenvolve programas educacionais e mantém um fórum para intercâmbio de ideias e informação sobre patentes, registro de marcas e direitos autorais, será também visitado pelo grupo.

O Departamento de Inovação do Children’s Hospital Boston será o último compromisso do grupo que vai conhecer a experiência de fazer produtos de benefício e uso social principalmente para o publico infantil.

Nos últimos quatro dias de visita, o grupo vai a Los Angeles para conhecer ações de transferência de tecnologia na área biológica e de licenciamento e comercialização de biotecnologia.

Na esfera pública, o grupo vai conhecer a atuação do Southern California Biomedical Council (SCBC). Já na área empresarial, o Infinite Biomedical Technologies, LLC (IBT) será visitado pelos participantes da viagem de estudos que se estende da Costa Leste à Costa Oeste dos EUA.

Instituições como o California Institute of Technology (Caltech) e a University of California - Los Angeles (UCLA) serão apresentados aos visitantes em seus esforços de licenciamento e transferência de tecnologia bem como em suas parcerias entre público e privado.

Uma iniciativa em nível médio também será conhecida através de visita a Da Vinci Schools, reunião de escolas públicas que estão integradas em processos de treinamento e capacitação e colaboração com as empresas.

Texto: Jimena Felipe Beltrão