Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Convite para um domingo no Parque do Goeldi

Convite para um domingo no Parque do Goeldi

Atividades educativas deixam o passeio pelo Parque Zoobotânico ainda mais atrativo e divertido
publicado: 27/03/2014 12h15, última modificação: 28/08/2017 13h56

Agência Museu Goeldi – No último domingo de março, o Serviço de Educação (SEC) do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG) convida mais uma vez a sociedade para participar das atividades educativas na centenária área de lazer paraense: o Parque Zoobotânico do Goeldi. No próximo domingo (30/3), quem estiver no Museu Goeldi vai conhecer os novos materiais do Clube do Pesquisador Mirim, que apresenta os resultados produzidos pelas turmas de 2013 e também abre as inscrições para as turmas de 2014, além de detalhes sobre uma árvore que é um patrimônio da região – a seringueira.

As atividades, que buscam estabelecer diálogos com o público visitante, além de proporcionar entretenimento para famílias, e principalmente às crianças (o público que mais frequenta o Parque), estimula o aprendizado sobre o meio ambiente.

Projeto de sucesso - Atuando há quase 20 anos o Clube do Pesquisador Mirim (CPM) se consolidou como um projeto pioneiro que estimula crianças e jovens a se interessarem por Ciência, permitindo que elas tenham o primeiro contato com métodos e técnicas científicas através de pesquisas realizadas no Museu Goeldi. Já participaram do CPM mais de duas mil crianças e jovens – em 2013, foram 140. Desde o ano passado, o Clube conta com o patrocínio do Instituto TIM.

Durante um ano, cada turma do Clube foca um tema para pesquisar. Durante a experiência, os participantes têm atividades práticas e teóricas, desenvolvem pesquisas bibliográficas e de campo, escolhem e organizam diferentes formas de compartilhar com outros o que aprenderam. As atividades contribuem até para despertar vocações científicas, mas, principalmente, capacitam a todos os alunos para buscar, entender, processar e compartilhar informações. Como um extenso processo de formação, o Clube conta com muitos instrutores que são ex-pesquisadores mirins.

Mostra de trabalhos - No próximo dia 30, familiares dos participantes e visitantes do Museu Goeldi irão conhecer os trabalhos realizados pelas turmas de 2013. A apresentação é uma boa oportunidade para entender o funcionamento do CPM, que no ano passado ofereceu sete turmas, com os seguintes temas: Fauna do Parque Zoobotânico; Saberes tradicionais amazônicos; Curiosidades amazônicas; Dispersão de sementes; Meio ambiente e cidadania; Ciência - ontem e hoje, e Clube digital. Os produtos resultantes das pesquisas ficarão expostos na Biblioteca Clara Galvão, no Parque Zoobotânico do MPEG.

A cerimônia e a apresentação dos trabalhos finais das turmas de 2013 do CPM iniciam às 8h30, no Auditório Alexandre Rodrigues, e prosseguem na Biblioteca Clara Galvão. Ambos estão situados no Parque Zoobotânico do Goeldi, situado na Avenida Magalhães Barata, 376, São Braz.

Edital e inscrições - No mesmo dia, será lançado o edital para o processo seletivo do Clube para 2014. As inscrições poderão ser feitas de 30 de março a 15 de abril e a seleção dos participantes será de 22 a 28 de abril. A divulgação do resultado está prevista para o dia 30 de abril através de cartazes afixados na Portaria do Parque Zoobotânico - na Travessa 9 de Janeiro, e também no site do Museu Goeldi – www.museu-goeldi.br.

Árvores-vida - Também no domingo, 30, acontece no Parque Zoobotânico a Festa Anual da Árvore do Museu Goeldi. A comemoração acontece nas regiões Norte e Nordeste do Brasil sempre na última semana do mês de março, conforme decreto presidencial de n° 55.795 de 24 de fevereiro de 1965. A festa valoriza a vida em sua essência, propondo reflexões sobre a conservação das florestas, e a importância das árvores para as pessoas e o Brasil.

A educadora Helena Quadros e a agrônoma Vera Bastos, do Serviço de Educação e do Serviço do Parque Zoobotânico (SPZ) do MPEG, respectivamente, serão as anfitriãs da festa que apresentará ao público a espécie homenageada em 2014. Na programação cultural, música, comidas, danças e vendas de artesanato, “além da informação sobre a boa relação entre ser humano e natureza”, complementa Lúcia Santana, chefe do SEC.

Este ano, a Festa da Árvore tem como árvore-símbolo a seringueira (Hevea brasiliensis), uma árvore-patrimônio da Amazônia, seja por seu valor histórico, econômico, ecológico ou cultural e simbólico para a região. A espécie foi estudada pelo botânico Jacques Huber (naturalista suíço, pioneiro nesse campo na Amazônia e ex-diretor do Museu Paraense), que a introduziu no Parque Zoobotânico no ano de 1909.

O fruto da seringueira, também conhecida como “árvore-da-borracha”, é encontrado em um grande envoltório com sementes ricas em óleo, utilizado na produção de resinas, vernizes e tintas. A história da Amazônia, no final do século XIX e início do século XX, é marcada pelo período conhecido como “Ciclo da borracha”, que propiciou muita riqueza à Região Norte e ao Brasil.

A Festa da Árvore 2014 será no Espaço Raízes, e acontece logo após a Exposição dos Trabalhos de 2013 do Clube do Pesquisador Mirim.

Serviço:

Exposição dos Trabalhos 2013 do Clube do Pesquisador Mirim. Dia 30, a partir das 8h30, no Auditório Alexandre Rodrigues Ferreira e Biblioteca Clara Galvão.

Inscrições para o Clube do Pesquisador Mirim 2014 Início dia 30, no Prédio da Biblioteca Clara Galvão. Mais informações sobre o CPM pelo telefone: (91) 3219-3324.

Festa da Árvore 2014, no Espaço Raízes, no centro do Parque Zoobotânico.

Local dos eventos: Parque Zoobotânico do Museu Paraense Emílio Goeldi, na Avenida Magalhães Barata, 376, São Braz, Belém.

Texto: Júlio Matos

Galeria de Imagens: