Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Cooperação científica na Amazônia: Brasil e Reino Unido
conteúdo

Agência de Notícias

Cooperação científica na Amazônia: Brasil e Reino Unido

Seminário reúne especialistas no Museu Goeldi, em Belém (PA)
publicado: 26/09/2013 11h00, última modificação: 15/08/2017 09h44

Agência Museu Goeldi - Os 20 anos de existência e funcionamento da Estação Científica Ferreira Penna (ECFPn), mantida pelo Museu Paraense Emilio Goeldi em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação em Melgaço (PA) são comemorados com uma programação integrada e extensa. O Seminário Biodiversidade, Inovação e Sustentabilidade – Amazônia e Reino Unido experiências e oportunidades de nível internacional, é uma prova disso. O evento reunirá profissionais e pesquisadores brasileiros e do Reino Unido para melhorar o intercâmbio de práticas nas áreas de biodiversidade, biotecnologia, transferência de tecnologia e propriedade intelectual.

O seminário será realizado de 30 de setembro a 4 de outubro, onde no dia 30 acontece uma reunião da coordenação do evento, pesquisadores brasileiros e britânicos, no Campus de Pesquisa do Museu, em Belém (PA). Já nos dias 1º e 2 de outubro um grupo de especialistas e autoridades discute, na Estação Científica, em Melgaço (PA), possibilidades de consolidação e expansão da cooperação científica e tecnológica entre os diferentes grupos de pesquisa que atuam em Caxiuanã e o Reino Unido.

Dia 3 de outubro – Nesse dia tem início a programação das mesas de discussão com a solenidade de abertura às 9 horas, no Auditório Alexandre Rodrigues Ferreira, Parque Zoobotânico do MPEG, onde o Sir Ghillean T. Prance irá proferir a conferência de abertura do evento. Sir Ghillean T. Prance é especialista em botânica amazônica, foi diretor do Jardim Botânico Real em Kew, Londres até 1999, responsável britânico pelas negociações para investimento do Reino Unido para instalação da Estação Científica Ferreira Penna (ECFPn).

Experiências bem sucedidas em Transferência de Tecnologia é o tema da mesa redonda que terá início às 10h30 com a participação de Alan Burbidge, da Universidade de Nottingham, Patricia Latter da Royal Veterinary College / Praxis Unico e Gonzalo Enriquez da Agência de Inovação da Universidade Federal do Pará (UFPa). Os coordenadores da sessão são Rodrigo Otávio, do Instituto Federal do Pará (IFPA) e Ian Simon Donnison, da Universidade de Aberystwyth .

No período da tarde, às 13h30, tem início a mesa Contribuições para a Sustentabilidade Global com a participação de Tony Hartwell da Environmental Sustainability Knowledge Transfer Network/Rede de Transferência de Tecnologia sobre Sustentabilidade Ambiental (ESKTN) da Universidade de Oxford, Joice Ferreira da Embrapa Amazônia Oriental e também representante do INCT Biodiversidade e Uso da Terra, Marlúcia Martins do MPEG e Iain Simon Donnisson da Universidade de Aberystwyth.

O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Pará, Alberto Arruda, ministra, às 16 horas, a palestra A Transferência de Tecnologia e a Inclusão Social, onde a sessão de debate será coordenada pelo reitor da Universidade do Estado do Pará (UEPA) Juarez Simões e pela pesquisadora Caroline Cowan da Universidade de Cambridge.

Às 17 horas acontece o lançamento do selo comemorativo aos 20 anos da ECFPn. Com tiragem de três mil exemplares, a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (EBCT) lançará emissão especial de selos que trás a representação da Floresta Nacional de Caxiuanã sob a perspectiva de Hudson Maik da Silva, idealizador da arte. Às 17h30 será lançado o livro Caxiuanã Paraíso Ainda Preservado, organizado pelo botânico do Museu Goeldi Dr. Pedro Luiz Braga Lisboa, responsável pela coleção quatro volumes sobre Caxiuanã.

Dia 4 de outubro – Na sexta-feira, de 9h às 12h acontece a mesa Oportunidades de desenvolvimento local: o papel das empresas na Amazônia com a presença, num primeiro momento, do Secretário de Desenvolvimento Tecnológico do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Álvaro Toubes Prata, de Vitor Fernandes  representando a empresa Natura, Georgio Tzotzos  do Instituto VALE e Pamela Robinson da Universidade de Birmingham. Após esse primeiro momento de discussão a mesa se desfaz e será composta por Austrelino Silveira da Embrapa, Antonio Abelém do Parque Tecnológico do Guamá e Rob Mackenzie da Universidade de Birmingham. As sessões serão coordenadas por Iguatemi Costa da empresa Natura e Alan Burbidge, da Universidade de Nottingham.

Na mesma sexta-feira, às 14h, acontece a mesa A importância das Redes de Pesquisa e Inovação para o avanço do conhecimento, a transferência de tecnologia e a inclusão social com a presença de Marli Elizabeth Ritter da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e representante da Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (ANPEI), Hansjoerg Paul, David Roberts da Queen's University Belfast e Maria do Socorro Chaves da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e representante do Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (FORTEC). A mesa será coordenada pelo diretor do Museu Goeldi, Nilson Gabas Jr e Tony Hartwell da ESKTN, Universidade de Oxford.

Programação Paralela – No dia 4, paralelamente às mesas de discussões, acontecem dois minicursos, no Centro Universitário do Estado do Pará (Cesupa). De 9h às 17h, será realizado o minicurso Conservação da Biodiversidade e Biotecnologia,  ministrado pelo pesquisador Mário Jardim, do MPEG e por Fabio Moura da Amazon Dreams. De 13h30 às 16h30, Patricia Latter, da Royal Veterinary College/Praxis Único ministra o minicurso Transferência de Tecnologia. Um dos objetivos dessa ação é estreitar as relações entre os Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs), os alunos de pós-graduação e técnicos de empresas.

Serviço: Seminário “Biodiversidade, Inovação e Sustentabilidade – Amazônia e Reino Unido: experiências e oportunidades”, de 30 de setembro a 4 de outubro, em Belém e Caxiuanã. Local das mesas de discussões: Auditório Alexandre Rodrigues Ferreira, Parque Zoobotânico do MPEG. Local dos minicursos: Centro Universitário do Estado do Pará (Cesupa).

Para mais informações acesse: http://www.museu-goeldi.br/ukamazonia/

Texto: Lucila Vilar.