Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Cooperação científica no Oiapoque

Cooperação científica no Oiapoque

Estudos envolvendo Brasil, Guiana Francesa e Suriname apresentam indicadores do território transfronteiriço
publicado: 18/06/2014 15h30, última modificação: 29/08/2017 15h05

Agência Museu Goeldi – No extremo norte do país, os impactos da exploração de recursos naturais ameaçam o patrimônio transfronteiriço entre os estados brasileiros do Pará e Amapá e a Guiana Francesa, que requer uma gestão integrada entre Brasil e França. Para identificar o estado atual desta parte da Amazônia, estudos diversos, incluindo análises de imagens de satélite feitas durante o período de 2007 a 2014, serão apresentados no Seminário Final do Projeto OSE Guyamapá, em Belém, nessa segunda-feira, 23. Na ocasião, o Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG) assina acordo de cooperação com o Instituto de Pesquisa para o Desenvolvimento (IRD- FR)para viabilizar pesquisas em parceria em todas as áreas que o MPEG atua.

Promovido pelo Museu Goeldi, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – Centro Regional da Amazônia (INPE-CRA)Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) e Embrapa Amazônia Oriental, em parceria com o IRD, o evento irá apresentar o Geo-Portal Guyamapá e os principais resultados das áreas de atuação: Geomática; Complexo Água-Solo-Floresta; Espaço Litoral; Risco de Transmissão Palúdica e Meio Ambiente; e, Dinâmicas Antropogênicas Rurais, este último desenvolvido pelo MPEG em parceria com UFRA E IRD.

O objetivo é apresentar os indicadores do patrimônio natural transfronteiriço e promover trocas entre a comunidade científica e gestores do meio ambiente.

Bacia do Oiapoque – O território da bacia do Rio Oiapoque localiza-se entre Pará, Amapá e Guiana Francesa e encontra-se sob a influência da descarga sedimentária do Rio Amazonas e das forças oceânicas regionais. As águas, ricas em nutrientes e em recursos pesqueiros, são protegidas através do Parque Natural Regional da Guiana Francesa e do Parque Nacional do Cabo Orange, no Amapá. Ao sul, outras duas áreas abrangem florestas tropicais: o Parque Amazônico, na Guiana Francesa, e o Parque de Tumucumaque, no Brasil. Uma rodovia e uma ponte atravessam o leste Guianês e o norte do Amapá, ligando os centros urbanos de Saint Georges (Guiana Francesa) e de Oiapoque (AP).

As principais ameaças à natureza são a extração mineral ilegal, especialmente o garimpo de ouro, extração ilegal de madeira e produtos não-madeireiros, além da ocupação irregular na calha do Rio Oiapoque. Através do Programa Operacional  Amazônia, a Guiana Francesa e o Amapá buscam desenvolver abordagens integradas como bases de gestão coerente dos espaços fronteiriços.

Projeto OSE Guyamapá – Coordenado pelo colegiado franco-brasileiro IRD, INPE e Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá (IEPA), tem como objetivo principal propor métodos e ferramentas comuns para a caracterização do patrimônio natural transfronteiriço para subsidiar a gestão ambiental. Utiliza a plataforma SEAS GUYANE, que fornece os dados de satélite a partir dos quais se faz o acompanhamento das alterações ambientais.

Os indicadores gerados a partir desta análise são: o estado das coberturas florestais, do complexo água-solo-floresta e dos recursos hídricos de superfície; o estado e natureza dos agro-sistemas e suas evoluções; o estado e evolução das paisagens litorâneas, dos depósitos sedimentares costeiros, dos parâmetros físico-químicos das águas costeiras e oceânicas, das modalidades e práticas da atividade pesqueira artesanal na costa; e o nível do risco ambiental de transmissão da malária.

Texto: Luena Barros

Serviço:

Seminário Final do Projeto OSE Guyamapá, dia 23 de junho de 2014, de 8h30 às 12h30 no Campus de Pesquisa do Museu Paraense Emílio Goeldi (Avenida Perimetral, 1901).

8h30  - Recepção dos participantes

9h – Abertura e programação da restituição

9h30 – Apresentação geral do projeto Guyamapá - IRD

Apresentação sintética das atividades:

- Geomática – IRD/INPE

- Complexo água-solo-floresta – Embrapa Amapá

- Dinâmicas de antropização – IRD/MPEG/UFRA

- Espaço litoral - IRD

- Risco de transmissão palúdica e meio ambiente – IEPA/IRD

11h30 – Intervalo

11h45 – Apresentação do Geoportal Guyamapá - IRD

12h00 – Discussão final: “Balanço e perspectivas da cooperação OSE Guyamapá”