Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Cultura científica ao alcance de todos

Cultura científica ao alcance de todos

Ciência, Tecnologia e Inovação em evidência durante Semana Nacional e Feira Estadual. Museu Goeldi abre portas e participa de eventos diversos ao longo de todo o mês de outubro
publicado: 22/10/2013 11h45, última modificação: 18/08/2017 11h49

Agência Museu Goeldi - Pesquisa e educação revelam mundo da ciência para uma sociedade cada vez mais interessada e usuário do conhecimento especializado. Com estratégias educativas as mais diversas, o Museu atua junto a muitos públicos, das crianças aos adultos.

As coleções constituídas ao longo de 147 anos do Museu Paraense Emílio Goeldi se estendem da zoologia à botânica, da arqueologia à etnografia e lingüística, além da paleontologia, rochas e minerais. Ao longo de todo o mês de outubro, quando o Museu aniversaria e o país celebra a Ciência e Tecnologia com uma Semana totalmente dedicada aos temas, parte do acervo fica à disposição dos visitantes do Parque Zoobotânico e do Campus de Pesquisa do Museu Goeldi, em evento denominado "Museu de Portas Abertas". Para além das pesquisas, o Parque Zoobotânico conta com uma coleção viva de fauna e flora da Amazônia, que a muitos encanta e ajuda a ensinar.

O "Museu de Portas Abertas" é evento-chave que acontece desde 1985. Para muitos, professores e estudantes, é oportunidade única de entrar em contato direto com pesquisadores da instituição e o seu Parque Zoobotânico.

Já entre os dias 23 e 25, o Museu participa da VI Feira Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação. Em um estande, o Goeldi apresenta exposição sobre os 20 anos da Estação Científica “Ferreira Penna”, sua base de pesquisas científica, localizada no município de Melgaço. O educador Alcemir Aires conduz o Programa Natureza, em formato de auditório, no dias 23 e 24, entre 9h e 12h.

Na VI Feira Estadual, em outro estande, o da Rede Namor, os interessados poderão conhecer a iniciativa do Museu Goeldi na área da inovação através do seu Núcleo de Inovação e Tecnologia (NIT).

Confira a programação do Museu de Portas Abertas no Campus de Pesquisa

No Campus do Museu, as atividades acontecem de 29 a 31 de outubro. Para esses dias, está sendo preparada uma exposição com diversos assuntos além da utilização de material específico da pesquisa como banners, montagem de exsicatas, plântulas e sementes, óleos essenciais e produtos, plantas úteis. Além da aproximação com os ambientes da pesquisa, as salas dos pesquisadores, a possibilidade dos visitantes de visualizar, no microscópico, plantas, madeira, fungos e grãos de pólen. Nesses dias de outubro a Biblioteca Domingos Soares Ferreira Penna voltada a público especializado ficará aberta a todos visitantes.

A Coordenação de Informação e Documentação realizará visitas à coleção e serviços da biblioteca e da coleção fotográfica, além de distribuição de material de divulgação e ainda doação de 5 kits com livros. A Coordenação de Ciências da Terra e Ecologia (CCTE) promoverá visita aos laboratórios e acervos do setor e exposição de pôsteres relativos às atividades da Coordenação. Já a Coordenação de Ciências Humanas tratará dos seguintes temas: Educação em Saúde Indígena e História e Prática do Tupi-Nheengatu (língua indígena) com o professor Antônio Maria; Guerrilha do Araguaia com a professora Maria Ivete Nascimento e Arqueologia com o pesquisador Dr. Fernando Marques.

A Zooologia, por meio do setor de Herpetologia, que estuda os anfíbios (sapos, rãs e pererecas) e os répteis (cobras, lagartos, quelônios e jacarés) mostrará aos visitantes sua coleção científica, formada por exemplares das espécies que ocorrem, principalmente, na Amazônia. A coleção herpetológica do Museu Goeldi está entre as maiores do país e forma a base de muitos estudos para conhecer melhor quais as espécies que ocorrem na região amazônica, como se distribuem e como se relacionam entre si e com espécies de outras regiões do Brasil e da América do Sul. Como outras coleções científicas, ela está aberta para estudos por pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação de todo o Brasil, assim como de outros países, e representa uma valiosa fonte de informação sobre esses animais.

Serviço: Museu Paraense Emilio Goeldi na Semana Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação e na VI Feira Estadual: 23 a 25 de outubro, estande do Museu Goeldi no Hangar Centro de Convenções. Já nos dias 29, 30 e 31 de outubro, o evento “Museu de Portas Abertas” acontece no Campus de Pesquisa do Museu, localizado à Av. Perimetral, nº 1901, Terra Firme, Belém (PA). Para saber mais das atividades em comemoração aos 147 anos do Museu Goeldi, visite o Portal do Museu.

Texto: Silvia de Souza Leão e Jimena Felipe Beltrão