Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Cultura e comida saudável no Festival de Gastronomia Inteligente

Cultura e comida saudável no Festival de Gastronomia Inteligente

Alimentação saudável e de baixo custo são os temas da 10ª edição do Festival do Museu Goeldi
publicado: 24/09/2013 12h15, última modificação: 15/08/2017 09h55

Agência Museu Goeldi - O Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG) promove, de 25 a 29 de setembro, o Festival de Gastronomia Inteligente 2013. O evento é aberto ao público e conta com uma programação de cultura, lazer e, é claro, comida. O Festival foi criado com o objetivo de ampliar a divulgação científica aos interessados sobre alimentação saudável, principalmente aos profissionais que atuam no bairro da Terra Firme, em Belém (PA), para sensibilizá-los para a melhoria da qualidade de vida das pessoas da área.

Organizado pela professora Helena Quadros, coordenadora do Núcleo de Visitas Orientadas do Parque (Nuvop) do MPEG, o Festival de Gastronomia Inteligente também contará com palestras, oficinas, vendas de comidas típicas e alimentos regionalizados, apresentações culturais do Projeto Católico MIR e ainda animação cultural com o palhaço Kisuk. No domingo, 29, o encerramento será com a Expo-Feira no Espaço Raízes no Parque do Museu Goeldi.

Homenagem – Já é tradição do Festival homenagear aqueles que têm um trabalho social e lutam pela diminuição da desigualdade econômica. Esse ano, o Festival de Gastronomia Inteligente irá fazer uma homenagem ao Dr. Fabiano Tuma, médico e funcionário aposentado do Museu Goeldi. “Essa homenagem é por conta dos serviços médicos realizados na comunidade da Terra Firme e a partir do Projeto O Museu Goeldi leva Educação em Ciência à Comunidade”, diz Helena Quadros, do NUVOP do Museu Goeldi.

Médica nutróloga - Alimentação saudável e de baixo custo são os temas do festival desse ano. A abertura acontecerá com palestra da Drª Clara Brandão, médica nutróloga e pediatra, que atua como consultora no Projeto O Museu Goeldi leva Educação em Ciência à Comunidade. A médica irá ministrar oficina, para alunos previamente inscritos, onde irá ensinar, entre outros, o uso da farofa enriquecida, o tempero com sementes, pó de folhas e o uso do óleo de girassol.

Serviço - O Festival de Gastronomia Inteligente 2013 é aberto ao público e para participar é só comparecer no Auditório Alexandre Rodrigues Ferreira, do Parque Zoobotânico do MPEG, dia 25, a partir das 9 horas da manhã. A entrada é gratuita. Já no domingo, 29, o encerramento será com a Expo-Feira no Espaço Raízes, para os visitantes do Parque do Museu Goeldi.

Texto: Alice Martins Morais

Galeria de Imagens: