Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Da Floresta, boas impressões
conteúdo

Agência de Notícias

Da Floresta, boas impressões

De trabalho e de campo, pesquisadores se ocupam em conhecer e explorar potencial de colaboração bilateral que reúna Brasil e Reino Unido
publicado: 03/10/2013 12h00, última modificação: 18/08/2017 10h52

Agência Museu Goeldi, da Floresta Nacional da Amazônia - Interessados, surpresos e satisfeitos pela experiência. Assim tem sido a reação do grupo de especialistas britânicos em visita à Estação Científica Ferreira Penna do Museu Paraense Emilio Goeldi  que comemora 20 anos.

Localizada na Floresta Nacional de Caxiuanã, a base de pesquisas já produziu mais de mil resultados de investigações desenvolvidas por brasileiros e estrangeiros em constante colaboração científica. Que o diga o Dr. Antonio Lola, da Universidade Federal do Pará que colabora com o Goeldi e com universidades do Reino Unido. 

Lola é responsável pelo estudo de campo Esecaflor que reproduz na floresta períodos de seca como os causados pelo fenômeno El Niño.  Foi ele o anfitrião da trilha na floresta na manhã de hoje, dia 2. O grupo de visitantes, dentre os quais, um precursor de Caxiuanã, o botânico inglês, Sir Ghillean Prance.

Em apresentação no dia de ontem, o professor Lola frisou que os estudos que medem variáveis como a pluviosidade (quantidade de chuva), por exemplo, são instrumentais para análises também em áreas desmatadas.

Meteorologista, Lola estuda o clima na Amazônia há 30 anos. Junto com ele no sítio de pesquisa, estudantes e pesquisadores brasileiros e da Universidade de Edinburgh, monitoram durante o ano a dinâmica da floresta quando a ela lhe falta água. Painéis apartam a copa das árvores do chão e fazem a observação, junto com outros instrumentos de medição possíveis.

Fã da Estação para fins de produção de conhecimento científico, o professor Lola deu depoimento ao Destaque Amazônia, na edição que saiu ontem, dia 1º e que comemora os 20 anos da Ferreira Penna.

Confira

 

Texto: Jimena Felipe Beltrão