Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Educação ambiental para crianças

Educação ambiental para crianças

Trilha ecológica pelo Parque Zoobotânico do Museu Goeldi educa estudantes sobre a preservação do meio ambiente. Passeio além de entreter, conscientiza
publicado: 06/12/2013 15h30, última modificação: 22/08/2017 15h23

Agência Museu Goeldi – “A onça está de boca aberta!”, assim referiu-se um dos pequenos estudantes da Escola Estadual Antonia Paes da Silva ao ver a onça pintada empalhada que compõe exposição no antigo e famoso casarão da Rocinha, prédio histórico que data de 1879 e que é parada obrigatória de quem passeia pelo Parque Zoobotânico do Museu Paraense Emílio Goeldi, mesmo que seja para aqueles que estão para o lançamento da “Trilha dos mamíferos”.

Na quarta-feira, 6, cerca de 100 estudantes da Escola Antonia Paes da Silva, sob supervisão da professora Edileia Ferreira, estiveram no Museu Goedi em visita coordenada pelo Núcleo de Visitas Orientadas do Parque (Nuvop). Entre os estudantes, todos de ensino fundamental, 20 foram selecionados para participar da atividade do Nuvop idealizada para incentivar conhecimento sobre a importância dos mamíferos, estimulando e compartilhando saberes sobre a preservação do meio ambiente.

Hora da trilha – Os meninos e meninas da professora Edileia Ferreira seguiram acompanhados pelos estagiários do Nuvop para uma roda de conversa onde puderam se apresentar, para então iniciarem a trilha que os levou aos viveiros do macaco-aranha, das antas e da ariranha, mamíferos que compõem a fauna do Parque e que foram destaques na atividade didático-educativa organizada por Victor Hugo Costa, estudante de biologia e estagiário do Nuvop.

Responsável pela trilha, Victor Hugo seguiu o passeio narrando aos participantes características e curiosidades do mundo dos mamíferos, aqui representados pelas espécies Ateles marginatus – o Coatá-da-testa-branca, Tapirus terrestres e Pteronura brasiliensis, macaco, anta e ariranha, respectivamente.

Frente a frente com o animal – A parada em cada viveiro mostrou o encantamento das crianças com o animal visto “bem de pertinho” e aguçou sua curiosidade com perguntas que puderam ser respondidas pela equipe do Nuvop treinada para atender os visitantes do Parque. Victor Hugo e seus colegas estagiários explicaram sobre o habitat de cada mamífero, assim como seu nicho ecológico e hábitos alimentares. Houve a atenção em repassar aos estudantes a preocupação com a extinção das espécies, principalmente da ariranha, animal que vêm sofrendo com os constantes índices de desmatamento que destrói seu habitat natural.

Quando os estudantes chegaram ao recinto da ariranha, uma surpresa para dinamizar ainda mais o conhecimento repassado: um crânio do animal foi cedido pela Coordenação de Zoologia do Museu Goeldi para ser utilizado na atividade.

Testando o conhecimento – Depois do passeio, hora de expor o que foi aprendido. Os estagiários do Nuvop propuseram atividade lúdica na forma de um jogo de perguntas e respostas que mostrou a assimilação do conteúdo repassado pelos estudantes e também pela professora que não ficou de fora da brincadeira.

“Até eu, professora, aprendi coisas novas, informações que eu desconhecia sobre os mamíferos. Foi muito legal. Parabéns a toda equipe do Nuvop, o nosso muito obrigado pelo carinho e atenção”, disse a professora Aline Barros referindo-se a professora Ms. Helena Quadros, coordenadora do Núcleo de Visitas Orientadas do Parque, que integra o Serviço de Educação (SEC) do Museu Goeldi.

Os estudantes ainda tiveram seu momento de compartilhar informações. Uma das etapas previstas para a Trilha dos mamíferos era a elaboração de redações onde as crianças tinham de contar suas experiências como participantes de atividades. E assim o fizeram e o Nuvop já selecionou o aluno dono do melhor texto que será premiado nesta sexta-feira, 6 na própria Escola Antonia Paes da Silva. Livros doados pelo Serviço de Educação e também pela Coordenação de Informação e Documentação do Museu Goeldi foram distribuídos para servir como presentes da atividade e forma de incentivo à leitura.

Reconhecimento – A atividade recém-criada pelo Núcleo de Visitas Orientadas do Parque já foi inclusive reconhecida e a professora Helena Quadros juntamente com o estudante Victor Hugo Costa foram convidados a apresentarem a atividade no próximo Encontro Regional de Jardins Botânicos, em Manaus.

Para participar – As escolas interessadas em participar da “Trilha dos mamíferos” devem fazer agendamento prévio junto ao Núcleo de Visitas Orientadas do Parque Zoobotânico (Nuvop). Podem participar estudantes entre o 5º e 9º ano do ensino fundamental.

Os professores podem fazer inscrição de sua turma através do e-mail nuvop@museu-goeldi.br ou pelo telefone: (91) 3182-3249.

Texto: Júlio Matos

Galeria de Imagens: