Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Educação, Ciência e Cidadania

Educação, Ciência e Cidadania

Alguns princípios esteiam a vida institucional do Museu Paraense Emilio Goeldi e seu relacionamento com a sociedade
publicado: 05/02/2013 09h45, última modificação: 13/08/2017 07h44

Agência Museu Goeldi - Um Prêmio que já se consolidou no reconhecimento ao engenho científico de jovens estudantes, uma olimpíada no meio da floresta e uma gincana que recupera na memória afetiva da cidade de Belém a história do Museu Paraense Emilio Goeldi. Assim, a instituição trabalha na área da Educação, da Educação para a Ciência e da Educação para a Cidadania na Amazônia Oriental.

Confira alguns dos principais momentos da Educação no Museu Goeldi em 2012.

Ciência jovem na FlorestaO barco que transportou educadores do Museu na I Feira de Ciências de Caxiuanã.

Há 20 anos o Museu Paraense Emilio Goeldi se faz presente numa considerável área do Arquipélago do Marajó, a Floresta Nacional de Caxiuanã, área de 330 mil hectares localizada nos municípios de Portel e Melgaço. Presença marcante, em 2012, a instituição realizou no final de outubro, a I Feira de Ciências das Escolas da Floresta Nacional de Caxiuanã. O evento integra o Programa Floresta Modelo, desenvolvido pelo Serviço da Estação Científica Ferreira Penna, sob a coordenação da Dra. Graça Ferraz.

.

Gincana

Lançada em agosto, mês de aniversário do Parque Zoobotânico, a 1ª Gincana "Minha Família no Museu Goeldi" recebeu inscrições de 13 famílias, das quais quatro participaram da competição. A Gincana resgata as lembranças dos visitantes no Parque, além de fazê-los conhecedores do Museu Paraense Emílio Goeldi enquanto fomentador de pesquisas na região amazônica.

.

Prêmio José Márcio Ayres para Jovens Naturalistas

Criado em 2003, numa parceria entre Museu Paraense Emílio Goeldi e Conservação Internacional do Brasil, o Prêmio José Márcio Ayres para Jovens Naturalistas (PJMA) chegou à quinta edição neste ano de 2012 contabilizando uma participação predominante de alunos e professores das escolas públicas do estado do Pará. O objetivo

da premiação é mobilizar os estudantes dos ensinos fundamental e médio para o debate sobre a biodiversidade amazônica e municiá-los com o conhecimento produzido em instituições de pesquisa da região, como o Museu e a Universidade do Estado do Pará (Uepa). A quinta edição do PJMA contou com o apoio do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) Biodiversidade e Uso da Terra na Amazônia.

Galeria de Imagens:
O barco que transportou educadores do Museu na I Feira de Ciências de Caxiuanã.