Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Em prol da ciência na Amazônia

Em prol da ciência na Amazônia

Pesquisadoras do Museu Goeldi recebem homenagem da Fundação de Amparo a Pesquisa do Amazonas
publicado: 11/02/2014 13h00, última modificação: 14/06/2018 11h44

Agência Museu Goeldi – A ecóloga Ima Célia Vieira e a antropóloga Lourdes Furtado (pesquisadoras do Museu Paraense Emílio Goeldi - MPEG) receberam o Diploma de Menção Honrosa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), durante o evento em comemoração aos 10 anos da fundação. As pesquisadoras participaram da primeira composição da Câmara de Assessoramento Científico e contribuíram como agentes públicos fundamentais para o desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação no Amazonas.

Sobre as pesquisadoras – Ima Vieira participa de inúmeras redes temáticas de pesquisa, comissões científicas e de políticas públicas, além de ser membro do Conselho Curador da Empresa Brasil de Comunicação desde 2009. Vieira coordena o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia - INCT Biodiversidade e Uso da Terra na Amazônia, e o subprojeto Dinâmicas de usos da terra no leste do Pará.

Lourdes Furtado é referência nos temas Amazônia, pesca artesanal e tradicional. Coordena projetos de pesquisa em nível nacional e de cooperação científica internacional. No Museu Goeldi coordena o Laboratório de Antropologia dos Meios Aquáticos (LAMAq) e o projeto multidisciplinar “Recursos Naturais e Antropologia das Sociedades Marítimas, Ribeirinhas e Estuarinas da Amazônia: Relações do Homem com o seu Meio Ambiente (RENAS).