Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Encenações e Literatura no Espaço Museu Goeldi neste domingo (27)

Encenações e Literatura no Espaço Museu Goeldi neste domingo (27)

Parceria entre Museu Paraense Emílio Goeldi, ProGOELDI e o Banco da Amazônia traz mais uma vez ao público visitante do Parque Zoobotânico atrações ao ar livre com café em meio a natureza.
publicado: 24/05/2018 15h30, última modificação: 25/05/2018 09h38

Agência Museu Goeldi – Os espetáculos de contação de histórias “Dormindo Fora”, da atriz Sandra Perlin, e “Escola para Passarinhos”, do ator Cleber Cajun, prometem encantar e inspirar a imaginação dos visitantes do Parque Zoobotânico do Museu Emílio Goeldi, neste domingo (27), no charmoso Espaço Museu Goeldi. A promoção é do ProGOELDI, programa da sociedade civil coordenado pelo Instituto Peabiru, com o patrocínio do Banco da Amazônia.

Espetáculo Dormindo ForaDormindo Fora - No domingo, Perlin quer mostrar ao público visitante do Museu a adversidade familiar por meio da história “Dormindo Fora”. A história apresenta uma menina que vai dormir fora de casa pela primeira vez.  A casa que a acolhe é de uma família diferente da sua. Tem pai, mãe e dois irmãos gêmeos. Sua família é formada por ela e a mãe. Uma história de duas famílias diferentes que vivem felizes em suas diferenças, mas é contada de outra maneira: a encenação é com sapatos. “É uma das minhas histórias preferidas até porque trabalho só com sapato. Os pais que estão ali podem pensar 'Ah! Eu posso contar uma história para o meu filho sem precisar comprar figurino'. Não tem nada de mais. Só sapato”, diz a artista.

Além disso, não sendo apenas diferente em se apresentar com objetos inusitados, Sandra tem outra didática para se aproximar do seu público. “Eu trabalho as minhas histórias com problemas existenciais das crianças.” E ressalta a importância de trabalhar com essa característica. “A criança não é um ser sempre feliz. Elas têm as suas inquietações. A primeira vez que ela vai dormir fora é complicado. Como que vai ser? É um lugar diferente. Longe de casa. Longe da mãe. Longe do pai. A família que vai acolher... Como que vai ser? É uma inquietação. Parece uma bobagem, mas se você for pensar a primeira vez que foi dormir fora de casa, passou por isso”, explica Sandra Perlin.

Sandra Perlin é formada em Comunicação Social e Ciência da Religião. Atriz há 16 anos, trabalha com contação de histórias há 12. Afirma ser uma pessoa do teatro que conta histórias com o objetivo de incentivar os pais a contarem histórias aos seus filhos com os objetos que eles têm em casa. Tendo como público as crianças, a atriz apresenta nas encenações as preocupações dos meninos e meninas para mostrar que elas não estão sozinhas.

Espetáculo Escola para PassarinhosEscola para Passarinhos - O ator Cleber Cajun também vai contar uma história cheia de aventuras neste domingo: a história do pequeno Júlio, em “Escola para Passarinhos”. Júlio e seu pai, um coletor de recicláveis, a cada dia levava uma asa feita com materiais que coletava para o filho. O menino, curioso com a profissão do pai, dizia que ele sabia voar. E assim, Cajun quer levar aos visitantes do Parque Zoobotânico uma história interativa, falando da criatividade que existe no imaginário de cada pessoa.

Formado pelo curso técnico em ator pela Escola de Teatro e Dança da UFPA e graduando em Artes Visuais, Cleber Cajun se define como um artista brincante e contador de histórias. Iniciou seu contato com a arte na Fundação Curro Velho, com oficinas de clown e iniciação teatral. Em seu trabalho, incorpora a diversidade das linguagens artísticas buscando o equilíbrio das interações estéticas entre teatro, dança, performance e artes plásticas.

Espaço – Espaço Museu Goeldi foi inaugurado recentemente para agregar em um único local uma cafeteria, sorveteria, loja e livraria. Instalado em um dos prédios históricos da instituição, conta também com um deque, próprio para a realização de shows, recitais, saraus e contação de histórias. A viabilização da nova atração tem o apoio do ProGOELDI. O Espaço é mais uma oportunidade para o compartilhamento do conhecimento científico com o público visitante do Museu Goeldi.

Texto: Karolainy Lima

Serviço | Contação de Histórias: Espetáculos “Dormindo Fora” e “Escola para Passarinho”

Local: Espaço Museu Goeldi – Parque Zoobotânico do Museu Paraense Emílio Goeldi.

Horário: 10h