Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Evento divulga Ciência por todo Pará

Evento divulga Ciência por todo Pará

Museu Goeldi participa de programação da Mostra de Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Regional da Secti/PA
publicado: 20/08/2014 10h30, última modificação: 28/09/2017 11h07

Agência Museu Goeldi – O Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), representado pelo seu Serviço de Educação, estará presente na Mostra de Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Regional realizada pela Secretária de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti/PA) em parceria do Sebrae. A Mostra acontece nos dias 21 e 22 de agosto em Redenção e dias 25 e 26 em Marabá, no sudeste paraense. O Museu Goeldi participa do evento promovendo ações educativas, científicas e culturais que visam à divulgação e democratização da Ciência.

À frente das atividades propostas pelo MPEG está o arte-educador Alcemir Aires, e seus colaboradores Cézar Filipe e Maria Isabel Silva, que mais uma vez levarão o Programa Natureza para apresentação. A atividade se assemelha a um programa de auditório comandado pelo Macaco Ximbica e que debate temas referentes à Amazônia e sua fauna, flora, sociedade e meio ambiente. O Programa Natureza tem performance teatral, jogos cooperativos, gincanas e distribuição de brindes.

A participação do Museu Goeldi em eventos como a Mostra de Ciência, Tecnologia e Inovação contribui para a divulgação de resultados das pesquisas desenvolvidas pela instituição, que em outubro completa 148 anos a favor da sociedade e meio ambiente da Amazônia.

Exposição – O Museu Goeldi também participa da Mostra com a exposição “Nós e o Ambiente”, composta por oito painéis abordando medidas que podem ser adotadas no dia a dia para que a sociedade melhore sua relação com o meio ambiente, levantando questões sobre água, lixo, poluição sonora, visual e atmosférica. A exposição é fruto de um trabalho desenvolvido pelo Clube do Pesquisador Mirim, projeto pioneiro do Museu Goeldi que inicia crianças no mundo da Ciência.

Parcerias – Além do MPEG, instituições de ensino e pesquisa como a Universidade Federal do Pará (UFPA) e a Universidade do Estado do Pará (UEPA) colaboram com o evento e também completam a programação voltada para a difusão e popularização da Ciência.

Em setembro, a Mostra de Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Regional chega aos municípios de Altamira (8 e 9/09), Santarém (15 e 16/09) e Itaituba (18 e 19/09).

Das inscrições – Empresários, empreendedores, estudantes, professores, artesãos, pequenos produtores, gestores públicos, comunidade em geral e interessados nas áreas de educação, meio ambiente, empreendedorismo, inovação podem se pré-inscrever nas atividades gratuitas das quais desejam participar pelo endereço eletrônico www.semanact.pa.gov.br e confirmar as inscrições no local do evento. Mais informações pelo site ou pelos telefones: 4009-2532 ou 4009-2560.

Serviço

Museu Goeldi na Mostra de Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Regional. Dias 21 e 22/8 em Redenção e 25 e 26/8 em Marabá. A programação conta com exposição, oficinas, palestras e seminários e é uma realização da Secretária de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti/PA) em parceria do Sebrae.