Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ex-Governador no Museu

Ex-Governador no Museu

Dr. Aurélio do Carmo foi entrevistado no Parque Zoobotânico por produção de documentário dirigido pela cineasta Regina Jeha
publicado: 22/02/2013 11h35, última modificação: 13/08/2017 07h33

Agência Museu Goeldi – O Museu Goeldi recebeu ontem (21) a visita do Dr. Aurélio do Carmo, ex-Governador do Estado do Pará. Ele foi entrevistado no Parque Zoobotânico pela cineasta Regina Jeha que trabalha na produção de documentário sobre Dr. Henry Checralla Kayath, ex-superintendente da Sudam, já falecido.

A família Kayath encomendou documentário e do roteiro constam entrevistas com autoridades paraenses relevantes na trajetória de Henry Kayath, que foi Secretário da Fazenda no Governo de Aurélio do Carmo.

Dr. Aurélio é uma personalidade de destaque na trajetória da democracia no Estado e recentemente depois em audiência pública da Comissão da Verdade e tem pleito da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Pará, para ter seu mandato simbolicamente devolvido. Eleito por voto popular, Aurélio do Carmo foi cassado pelo Golpe Militar de 1964. Saiba mais sobre o político do PSD - Partido Social Democrático, ao qual também pertencia Juscelino Kubistchek Oliveira.

Recebido pelo Dr. Nilson Gabas, diretor do Museu, Dr. Aurélio expressou o apreço que tem pelo Museu, em particular pelo Parque, que, quando jovem, visitava com freqüência.

Do alto dos seus quase 92 anos, Dr. Aurélio contou à reportagem sobre sua origem marajoara, do município de Anajás. Lamentou não conhecer a Estação Científica “Ferreira Penna”, mantida pelo Museu Goeldi.

Um cavalheiro, simples, Dr. Aurélio conversou com servidores da Comunicação Social e contou estórias sobre o Marajó e sobre sua criação de búfalos no município de Marapanim, nordeste paraense. Comentou do orgulho que é para o Estado contar com uma instituição federal do gabarito do Museu Paraense Emilio Goeldi.

Cineasta – Não é a primeira vez que Regina Jeha esteve no Museu Goeldi. Ela esteve aqui no Goeldi para entrevistar a então Diretora Ima Vieira, durante a produção do mais recente de sua série de filmes: "Expedição Viva Marajó".  Confira entrevista da diretora no programa Metropolis da TV Cultura .

Texto: Jimena Felipe Beltrão