Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Experiências diversas do Museu Goeldi no 6º Fórum Nacional de Museus

Experiências diversas do Museu Goeldi no 6º Fórum Nacional de Museus

O evento em Belém discute a interdisciplinaridade, o diálogo com a comunidade e a diversidade criativa dos museus. Palco da abertura da Teia da Memória, o Goeldi lança nova atração e explora a linguagem teatral ao convidar seus visitantes para passear na sua história
publicado: 20/11/2014 16h15, última modificação: 27/11/2017 16h47

Agência Museu Goeldi - Entre os dias 24 e 28 de novembro, Belém recebe o 6º Fórum Nacional de Museus, no Hangar - Centro de Convenções da Amazônia. O Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG) é um dos apoiadores e sediará no dia 23 a abertura da IV Teia da Memória, um evento paralelo que agrega pontos de memória do Brasil. Durante o Fórum, o Goeldi, o mais antigo museu amazônico, apresentará 7 experiências e uma nova atração para seu público visitante.

O FNM é um espaço para refletir sobre a complexidade e os novos papéis assumidos pelos museus ao longo do tempo, e deliberar diretrizes à Política Nacional de Museus (PNM).  Esta edição do evento, que é bianual, traz o tema “Museus Criativos”. O assunto propõe o debate sobre a atuação interdisciplinar e a função social dos museus para promover o diálogo com as comunidades das quais fazem parte. Além disso, o tema do Fórum insere a discussão sobre as possibilidades que a criatividade pode agregar na gestão de museus.

Promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), do Ministério da Cultura, o FNM tem em sua programaçãominicursos, painéis, conferências, apresentações de Comunicações Coordenadas, reuniões de grupos de trabalho, entre outras coisas.

Paralela à programação do Fórum, acontecerá a IV Teia da Memória. A abertura acontece no próximo domingo, dia 23, à partir das 14h, no Parque Zoobotânico do MPEG. “A Teia é um momento de cultura, entretenimento e troca de saberes”, diz Helena Quadros, educadora do Museu Goeldi e integrante da comissão organizadora da Teia, representando o MPEG e o Ponto de Memória da Terra-Firme.

De segunda-feira em diante (24), a Teia será realizada no Hangar, ao final da programação do dia. A programação cultural será garantida por dois grupos de Belém: o coletivo “Casa Preta”, do bairro da Terra Firme, fará uma apresentação de percussão com interação do público, que também poderá tocar os instrumentos; e, no dia 25, último dia de Teia da Memória, a apresentação cultural fica por conta do grupo de Carimbó “Águia Negra”, do Ecomuseu da Amazônia, distrito de Icoaraci. Confira a programação completa da IV Teia da Memória clicando aqui.

Goeldi no Fórum – Durante o Fórum, o Museu Goeldi também fará apresentações de trabalhos, através de comunicações orais e pôsteres. Serão apresentadas as seguintes experiências: “O dispositivo educativo como diferencial dos museus científicos: o caso do Museu Goeldi”, “Andiroba e Copaiba: do uso medicinal a um estudo educacional no Parque Zoobotânico do Museu Goeldi”, “A coleção didática de paleontologia do MPEG: o contato das crianças da Floresta Nacional de Caixuanã”, “Trilha interpretativa: em busca da seringueira, a saga do ouro branco”, “Um Ponto de Memória ou um Museu na Terra Firme? Belém (PA)” e “Aos passos da onça-pintada: uma trilha didática e criativa”.

O trabalho “O dispositivo educativo como diferencial dos museus científicos: o caso do Museu Goeldi” foca ações desenvolvidas pelo Serviço de Educação e Extensão Cultural da instituição, principalmente as não formais, como metodologias que enxergam os direitos humanos como um processo de conquista e justiça social. O artigo tem assinatura de Lúcia Santana, Helena Quadros (NUVOP), Messias Costa (SPZ), Luiz Videira (SEC), Filomena Secco (SEC), Maria Emília Salles (CCE), Hilma Guedes (SEC), Alcemir Ayres (SEC) e Ana Silva (SEC). O artigo será defendido no dia 25/11 de 14h às 15h30. Veja a programação das Comunicações Coordernadas!

Trilha da Memória – Após a abertura da Teia no Parque Zoobotânico, personagens históricos do Museu Goeldi, representados por bolsistas e estagiários da instituição, conduzirão o público visitante por um passeio no PZB como parte do projeto educativo “Trilha da Memória”. Entre os personagens que acolherão o público estão os ex-diretores Emílio Goeldi, Jacques Huber, Emília Snethlage e Domingos Soares Ferreira Penna; o artista Ernst Lohse; a primeira funcionária pública do Pará, Abigail Esther Mattose; Elias Melo, funcionário aposentado do Museu Goeldi e o Curupira, personagem da mitologia amazônica.

O objetivo da Trilha, que será apresentada pela primeira vez no Fórum Nacional de Museus, é contar a origem do Museu Goeldi de forma lúdica e teatral onde os personagens interagem com o público. A ação faz um recorte histórico entre o final do século XIX até os anos 30 do século XX.

No dia 23/11, serão formados três grupos de 25 pessoas em três horários (13h00min; 15h00min e 16h00min), com agendamento na recepção do evento. A outra apresentação da trilha durante o Fórum será no dia 28/11. O roteiro e texto da encenação da Trilha é de Hudson Andrade, Lucia Santana e Ana Claudia Silva.

Após este período a Trilha da Memória poderá ser agendada pelas escolas no Núcleo de visitas Orientadas- NUVOP pelo telefone (91) 31823218 ou pelo email nuvop@museu-goeldi.br.

Serviço:

6º Fórum Nacional de Museus

De 24 a 28 de novembro

Local: Hangar, Centro de Convenções da Amazônia (Av. Dr. Freitas s/n, Marco, Belém/Pará)

Trilha da Memória

No Parque Zoobotânico do Museu Goeldi (Av. Magalhães Barata, 376, São Brás, Belém/PA)

Datas: 23/11 (a partir das 13h) e 28/11

Texto: Mayara Maciel