Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Experiências museológicas do Goeldi em Seminário Internacional
conteúdo

Agência de Notícias

Experiências museológicas do Goeldi em Seminário Internacional

publicado: 30/10/2014 10h45, última modificação: 27/11/2017 16h04

Agência Museu Goeldi – Seis profissionais do Setor de Museografia do Museu Paraense Emílio Goeldi apresentam seus trabalhos no 4º Seminário Internacional de Museografia e Arquitetura de Museus: Museologia e Patrimônio, evento itinerante que acontece no Rio de Janeiro, Madri e Lisboa. Os representantes do Museu Goeldi são os arquitetos Carlota BritoKarol Gillet, Martha Carvalho e Noberto Ferreira, além do biólogo e curador Horácio Higuchi e da turismóloga Ana Cristina Cutrim.

O seminário começou no Rio de Janeiro no dia 29 de outubro e a participação dos experts do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG) ocorre hoje dia 30. O Seminário destina-se a estudantes de graduação e pós-graduação, além de profissionais e estudiosos que atuam na área. Este ano, o evento celebrará o centenário de nascimento da arquiteta Lina Bo Bardi e da museóloga Lygia Martins Costa.

Os trabalhos apresentados resultam de pesquisas realizadas no MPEG, são eles: “Implantação de Métodos Científicos de Avaliação Contínua da Comunicação Museal” por Ana Cristina Cutrim, “Terra Firme, De Tudo Um Pouco”: uma experiência com um ponto de memória” por Carlota Brito, “Considerações sobre o rugido do dinossauro e outras realidades museais” por Horácio Higuchi, “Por uma nova museografia: os desafios museográficos de uma instituição polivalente como o Museu Goeldi” por Karol Gillet Soares, “Contribuição para um plano de acessibilidade aos espaços expositivos do Parque Zoobotânico do Museu Goeldi a pessoas com necessidades especiais e públicos com mobilidade reduzida” por Martha Carvalho e “Iluminando museus de história natural: o uso de tecnologia na iluminação e conservação de seus acervos” por Noberto Ferreira. O evento vai até dia 31 de outubro.

Texto: Lorena do Couto