Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Expo-feira Arte Goeldi atrai visitantes para conhecer a gastronomia inteligente

Expo-feira Arte Goeldi atrai visitantes para conhecer a gastronomia inteligente

Evento que marcou o encerramento da programação do XI Festival de Gastronomia Inteligente teve venda de artesanato, plantas regionais e comidas típicas, além de exposições e roda de conversa sobre nutrição e sustentabilidade alimentar
publicado: 01/10/2014 16h45, última modificação: 28/09/2017 11h45

Agência Museu Goeldi - No último domingo, dia 28 de setembro, aconteceu a Expo-feira Arte Goeldi, no parque Zoobotânico do Museu Goeldi. O evento, aberto ao público, encerrou a programação do XI Festival de Gastronomia Inteligente e possibilitou aos seus participantes conferir de perto o que foi abordado nas palestras e colocar em prática o que aprenderam na oficina sobre alimentação saudável.

A Expo-feira contou com stands de exposição e vendas de produtos variados como artesanato, produtos naturais, ervas regionais e complementos alimentares voltados à prática da gastronomia sustentável. Cooperativas, micro-empreendedores e ações individuais tiveram a oportunidade de divulgar seus trabalhos de iniciativas sustentáveis, como no caso da Rede Bragantina, que reúne produtores do campo e da cidade que utilizam os recursos da terra e as riquezas do planeta de maneira inteligente.

Estudantes que participaram da oficina sobre alimentação saudável, ministrada durante o Festival, também ofereceram ao público uma diversidade de alimentos saudáveis como brigadeiros feitos de castanha-do-pará e abacate. Ana Carolina, aluna do curso de biologia da Universidade da Amazônia e participante da oficina, afirma que a expo-feira é a oportunidade de colocar em prática o que foi aprendido com a Doutora Clara Brandão, nutróloga, pediatra e consultora do Festival. “Os alimentos que nós utilizamos, como a castanha-do-pará, são regionais, então, é de baixo custo. Além disso, aprendemos o valor nutricional dos alimentos”, completa a estudante.

A Expo-feira também teve a participação da Super Gás Brás, que distribuiu amostras de alimentos saudáveis. Além disso, o evento contou com uma programação cultural de dança e apresentação de palhaços que animaram os visitantes.

XI Festival de Gastronomia Inteligente - O Festival, que aconteceu nos dias 22, 25, 27 e 28 de setembro, é promovido anualmente pelo Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG) em parceria com o Ponto de Memória da Terra Firme. Ele faz parte do projeto de extensão “O Museu Goeldi leva Educação em Ciência à Comunidade”, ambos coordenados por Helena Quadros, educadora do MPEG. Com cerca de 30 anos, o projeto mantém como uma de suas propostas, a capacitação de mulheres do bairro da Terra Firme, em Belém, para o preparo e disseminação da multimistura.

O Festival teve como destaque a participação da pediatra e nutróloga Clara Brandão, que além de ministrar a palestra sobre alimentação sustentável e criativa, realizou uma oficina sobre alimentação saudável, na qual ensinou como aproveitar ao máximo os alimentos, preparando comidas gostosas e de baixo custo. A oficina foi direcionada para um público fechado, que trabalha com alimentação alternativa.

Durante a programação variada do Festival, aconteceu também uma visita técnica ao Mercado do Ver-O-Peso e à Feira do Produtor Orgânico. Helena Quadros considera que o Festival é o auge do projeto de alimentação saudável e uma oportunidade de trazer à tona a discussão sobre alimentação sustentável.

Multimistura - Reconhecida nacionalmente pelo seu trabalho no programa de orientação alimentar do Ministério da Saúde na década de 1990, Clara Brandão é criadora da multimistura, composto formado por farelos produzido com folha da maniva, gergelim, farelo de arroz ou de trigo, que fornece vitaminas e minerais essenciais para o crescimento de crianças, além de prevenir e combater a anemia, a desnutrição e a mortalidade infantil.

Clara falou ao público do Festival sobre a importância da gastronomia sustentável, apresentando dicas para a utilização de determinados alimentos naturais em detrimento dos industrializados, que são menos nutritivos. Segundo a médica, para uma melhor distribuição alimentar no Brasil, é fundamental que cada região valorize suas riquezas alimentares específicas, priorizando na dieta das populações os alimentos típicos regionais, como forma de baratear os custos da alimentação.

Durante o evento, Clara Brandão destacou que a importância de se estimular a gastronomia inteligente está relacionada à relevância que os hábitos alimentares possuem social e geneticamente para o ser humano, já que a alimentação interfere tanto nos processos socioeconômicos de um país como influencia nas mudanças biológicas do patrimônio genético humano. “Antes de nascer já se determina a qualidade de vida de uma pessoa, por isso a importância de se cuidar da alimentação de uma grávida e do cuidado necessário antes mesmo do período da gravidez, ou seja, a importância de se cuidar da alimentação a vida inteira”, finaliza a médica.

Texto: Lorena Brito

Galeria de Imagens: