Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Exposição “Filhos da Mata” estreia no Museu Goeldi

Exposição “Filhos da Mata” estreia no Museu Goeldi

Além das ciências, o Museu se abre mais uma vez para a arte, com exposição do artista plástico Sebá Tapajós, que estreia na próxima quarta (18)
publicado: 16/05/2016 11h00, última modificação: 21/02/2018 16h03

Agência Museu Goeldi – Como os rios, a arte é capaz de se infiltrar e carregar sentidos a longas distâncias. No caso do grafiteiro Sebá Tapajós, ela flui das ruas para os rios da Amazônia e agora também para um Museu de ciência.

dia 16 - filhos da mata2A exposição de Sebá, “Filhos da Mata”, estreia na próxima quarta (18), no Parque Zoobotânico do Museu Goeldi e propõe uma viagem por imagens e pelo cotidiano das populações ribeirinhas da ilha do Combú, que fica a 20 minutos de barco da cidade de Belém (PA). A abertura da exposição faz parte da programação pela 14ª Semana Nacional de Museus, que conta com várias atividades no Museu Goeldi.

O Museu Goeldi, que completa 150 anos em 2016, trabalha divulgando conhecimentos sobre as sociedades e a natureza amazônicos. De acordo com Wanda Okada, Coordenadora de Museologia da instituição, inserir dentro desse universo científico uma exposição de arte contemporânea é uma maneira de ampliar a atuação da instituição, surpreender o público e valorizar a história do Museu Goeldi com a cidade.

“A demanda de artistas contemporâneos que temos recebido reforça que a instituição tem o reconhecimento não apenas por sua tradição em pesquisa científica, mas também pela afetividade com o público que vem até o Parque. O Sebá se empenhou bastante para viabilizar a exposição” destaca Wanda.

Exposição - Composta por nove obras, elaboradas a partir da inspiração de objetos e cores do cotidiano ribeirinho, a “Filhos da Mata” dá continuidade ao trabalho de Sebá Tapajós com seu projeto "Street River”, a primeira galeria de arte fluvial da Amazônia. O projeto foi desenvolvido na ilha do Combu, a pouco mais de 6 km de Belém (PA), e usou as moradias ribeirinhas como suporte e inspiração para um percurso de cores a ser contemplado de barco.

dia 16 - filhos da mata1A “Filhos da Mata” traz essas referências para dentro do Pavilhão de Exposições Domingos Soares Ferreira Penna, a “Rocinha” do Museu Goeldi. São portas, janelas e remos, que ganham cores e se transformam em telas de diferentes tamanhos, um videoarte, uma stencilgravura e uma instalação com peças que medem até 9 metros.

De acordo com Karol Gillet, coordenadora de Museografia do Museu Goeldi, as exposições de arte montadas no Museu procuram sempre um envolvimento com a região. “Nunca é apenas uma exposição de arte, em si. Procuramos trazer exposições que tem um cunho de tradição, de sabedoria popular. O Sebá trabalha com os ribeirinhos em uma arte que contempla várias ações.”

Presença – De acordo com Sebá Tapajós, a exposição é parte de trabalho de pesquisa contínuo, ainda em andamento. “Temos uma preocupação que isso aconteça de uma forma legal, que não seja um olhar colonizador, mas sim um olhar de receptividade e carinho. Costumo dizer que as populações do Combú me adotaram” comenta.

50% do valor das obras da exposição vendidas no decorrer deste ano serão doados ao moradores da ilha do Combú, seja por meio da Associação dos Moradores da ilha ou diretamente às pessoas retratadas nas obras.

Apesar dos retornos mútuos, Sebá diz que relação estabelecida com as comunidades não é baseada na troca, tão cara ao ambiente urbano. Isso apesar de todos os problemas enfrentados pelas populações ribeirinhas, como o acesso à saúde e outros serviços básicos: “Nunca me pediram nada, só que eu não deixe de ir até lá. Tudo o que cobram, principalmente as crianças, é que eu esteja presente”, se emociona Sebá.

A exposição abre na próxima quarta-feira (18) com entrada gratuita, de 9h às 15h. Na quinta-feria (19) haverá roda de conversa e visita guiada com a participação de Sebá, de 9h às 11h. Como próximas ações, o artista diz que articula a vinda dos moradores do Combú até a exposição. Também já está marcada a próxima edição do "Street River" para o mês de dezembro, com a presença de convidados de países como China, Canadá e Itália.

Texto: Uriel Pinho

Serviço:

Exposição “Filhos da Mata”

Abertura: 18 de maio de 2016
Artista: Sebá Tapajós
Horário de visitação: De quarta-feira a domingo, de 9h às 15h
Local: Palvilhão de Exposições do Museu Goeldi (Rocinha), no Parque Zoobotânico.
Av. Magalhães Barata, 376, São Brás, Belém/PA.