Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Feira de Ciências na floresta

Feira de Ciências na floresta

No arquipélago do Marajó, na foz do rio Amazonas, o Museu Goeldi realiza a 1ª. Feira de Ciências da Floresta Nacional de Caxiuanã. O evento compõe a programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia que acontece em todo o Brasil entre os dias 15 e 21 de outubro
publicado: 16/10/2012 16h45, última modificação: 05/08/2017 10h29

Agência Museu Goeldi – Para estimular a produção de trabalhos científicos nas escolas na região da Flona Caxiuanã, pesquisadores envolvidos no Programa Floresta Modelo, coordenado pelo Museu Paraense Emilio Goeldi (MPEG), criaram a I Feira de Ciências de Caxiuanã, que acontece entre os dias 22 e 24 de outubro.

A ideia surgiu em uma reunião de avaliação da IV Olimpíada de Ciências e, inicialmente, seria realizada por dez escolas participantes. Os professores orientam os trabalhos desenvolvidos pelos alunos e organizaram um roteiro de apresentações nas diversas escolas das comunidades da Flona. Ao todo serão mais 250 alunos envolvidos nas atividades da Feira.

Os professores orientam trabalhos elaborados pelos alunos sobre a realidade das comunidades locais sob a orientação geral de temas como a economia verde, a sustentabilidade e a erradicação da pobreza, escolhidos para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

As apresentações dos trabalhos, aos pesquisadores, começam no dia 22 e se estendem até o dia 24 de outubro. A visita começa pela comunidade de São Sebastião, no dia 23 acontece em Pracupijó e Miritizal e no dia 24, em Lago do Camuin e Pedreira.

A Feira de Ciências de Caxiuanã é promovida pelas secretarias de educação dos municípios de Melgaço e Portel num evento que a programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

A difusão e apropriação de conhecimentos científicos e tecnológicos relacionados ao tema “Economia verde, sustentabilidade e erradicação da pobreza” e associados às estratégias e mudanças necessárias para os desafios da sustentabilidade fazem parte da programação da.Feira que envolve estudantes de seis escolas em comunidades entre os rios Pracupi e Cariatuba.

Programa Floresta Modelo de Caxiuanã – Programa criado para atuar junto às comunidades, ele tem como eixo central a Educação Ambiental. Seu objetivo é contribuir para a conservação e o manejo da Flona para criar um modelo de desenvolvimento sustentável na floresta. Para os seus autores, é desejável que o modelo possa ser replicado em várias comunidades da região e melhorar a qualidade
de vida da população. Além da educação ambiental, o programa atua na área da saúde, agricultura, resgate da cultural, agroindústria e manejo sustentável.

Museu Goeldi e Caxiuanã - A Estação Cientifíca Ferreira Pena é uma base de pesquisa cientifíca do Museu Paraense Emílio Goeldi localizada na Floresta Nacional de Caxiuanã – Flona Caxiunã, situada nos municípios de Portel e Melgaço, no Pará. Através dela, o MPEG desenvolve pesquisas sobre a biodiversidade da Amazônia, bem como educação em ciências e ambiental.

Serviço: 1ª. Feira de Caxiuanã ocorrerá entre 22 e 24 de outubro.
Galeria de Imagens: