Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Festa da Árvore 2013 é comemorada no Museu Goeldi

Festa da Árvore 2013 é comemorada no Museu Goeldi

Exposição, apresentações culturais e homenagens marcam domingo de Festa no Parque Zoobotânico
publicado: 21/03/2013 11h15, última modificação: 13/08/2017 07h48

Agência Museu Goeldi – Comemorada nas regiões norte e nordeste do país, na última semana do mês de março, em conformidade com o decreto presidencial de n° 55.795 de 24 de fevereiro de 1965, a Festa Anual da Árvore objetiva valorizar a vida em sua essência, contemplando a conservação de espécies vegetais ameaçadas de extinção.

O Museu Paraense Emílio Goeldi realiza no domingo, 24, a partir das 10 horas, no Parque Zoobotânico, Espaço Cultural Raízes, programação em homenagem à data.

Já convencionado, a Festa Anual da Árvore do Museu Goeldi elege uma árvore símbolo, a qual será homenageada e ganhará destaque durante a programação da comemoração.

A edição de 2013 homenageará o Jatobá (Himenaea courbaril L.) árvore com altura entre 15 e 40 metros, aproximadamente, originalmente encontrada na Amazônia e Mata Atlântica brasileiras. Seu nome é oriundo do Tupi yata’wá e quer dizer “árvore com frutos”.

Cada fruto do jatobá costuma ter duas sementes, além de ser preenchido por pó amarelado de forte cheiro característico. Comestível, rico em ferro, podendo ser indicado para o tratamento de anemias crônicas.

Programação cultural, homenagens e exposição – A programação cultural da Festa da Árvore 2013 do Goeldi será composta por exposição, apresentações teatral e folclórica, além da apresentação do projeto “Arborizar Pará”, do Instituto de Desenvolvimento Florestal do Estado do Pará (Ideflor).

“Árvore Vida” é o nome da peça que será encenada. Dez alunos da Unidade Pedagógica do Combú narram histórias de árvores amazônicas. E direto da Vila do Apeú, o grupo cultural Jacurarú da Várzea fará apresentação de carimbó.

A Expo-feira Arte Goeldi, que já é acontecimento constante em eventos no Museu, se fará presente mais uma vez, promovendo e apresentando produtos do artesanato local, buscando a sua valorização pelo público visitante.

As atividades da Festa da Árvore 2013 têm coordenação do Núcleo de Visitas Orientadas (Nuvop) e do Serviço do Parque Zoobotânico (SPZ).

Serviço – Festa da Árvore 2013, dia 24, às 10h, no Espaço Cultural Raízes, no Parque Zoobotânico do Museu Paraense Emílio Goeldi. Avenida Magalhães Barata, 376, São Braz, Belém.

Texto: Júlio Matos