Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Festa da árvore alegra o domingo no Museu Goeldi

Festa da árvore alegra o domingo no Museu Goeldi

Programação prossegue até abril enfatizando a importância das árvores frutíferas e das essências regionais
publicado: 24/03/2015 11h15, última modificação: 20/02/2018 09h22
Exibir carrossel de imagens Lorena Brito Apresentação de carimbó do grupo Intelectual anima os visitantes.

Apresentação de carimbó do grupo Intelectual anima os visitantes.

Agência Museu Goeldi - Comemorando o “Dia anual da Árvore”, o Parque Zoobotânico promoveu no último domingo, 22/03, no espaço do Bambuzal, uma série de atividades educativas voltadas para todas as idades. Os visitantes participaram de brincadeiras com palhaços, teatro de fantoches, danças, degustaram frutas, conversas com técnicos de saúde e receberam publicações.

A programação da festa continua esta semana com a oficina “Essências da Amazônia e suas utilidades”, no dia 26 de março. O evento é direcionado ao público participante do projeto “Potencialização e Valorização do Saber do Idoso”, realizado pelo Serviço de Educação do Goeldi, sob a coordenação de Filomena Secco e Izabel Videira. A oficina segue no período de 02 a 04 de abril.

A atividade será dividida em uma parte teórica, na qual os participantes identificarão os seus conhecimentos prévios sobre as plantas e sementes aromáticas. Uma palestra apresentará as características de algumas dessas espécies regionais. Já na parte prática, os participantes farão uma oficina de produção de sabonetes a partir das essências. Trata-se de uma reedição da oficina que aconteceu em outubro do ano passado, que agora deverá ser mais dinâmica. Para Filomena Secco, um dos pontos mais importantes dessa oficina é o fato de que os seus participantes terão a possibilidade de repassar os conhecimentos adquiridos, disseminando principalmente entre outros grupos de idosos.

Festa da árvore - Apresentação de carimbó do grupo Intelectual anima os visitantes.O Serviço de Educação do MPEG (SEC) ofereceu aos visitantes diversos entretenimentos, como a apresentação do grupo de dança “Intelectual”, a dupla de palhaços que animou o evento e ainda a experimentação de diversos tipos de frutas como pupunha, bacuri, melancia e melão. Para os educadores do Goeldi, a festa foi uma forma de mostrar para as crianças que não conhecem, e os adultos que já esqueceram, a quantidade variada de frutas regionais e de outras partes do Brasil encontradas em nossas feiras, e como tais alimentos são bem mais saudáveis do que os industrializados.“Escolhemos o bacurizeiro como tema da festa por ser uma árvore frutífera, e assim trazer a discussão sobre o consumo da fruta ‘in natura’, para mostrar qual a importância e os benefícios disso”, explica Vera Bastos, engenheira florestal do MPEG e uma das organizadoras do evento.

Saúde e Paz - O dia festivo também contou com a participação do Grupo de Ação e Educação da Secretária Municipal de Saúde (SESMA), que trouxe teatro de fantoches, brincadeiras e folders sobre a dengue, a leptospirose e o chikungunya, doenças comuns nessa época do ano. Além disso, os visitantes ainda podiam observar diversas fases de desenvolvimento do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, através do microscópio.

Outro grupo presente no evento foi a Rede Escola Cidadã, uma iniciativa privada, que busca conscientizar crianças, adolescentes e adultos a uma cultura de paz, tanto no âmbito escolar quanto social. A Rede trouxe vários exemplares da revista produzidas por eles para distribuir para o público, e também conversou com os visitantes presentes sobre a cultura de paz.

Texto: Lorena Brito

Serviço -

Oficina: "As essências da Amazônia e suas utilidades"

Local: Sala da Coleção Didática, na Coordenação de Museologia, no Parque do Museu Goeldi