Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Festa da Árvore começa nesta terça (26) no Museu Goeldi
conteúdo

Agência de Notícias

Festa da Árvore começa nesta terça (26) no Museu Goeldi

Com diversas atividades como trilhas, manuseio de mudas, contação de histórias e sorteio de brindes, a Festa Anual da Árvore homenageia a espécie ameaçada de extinção conhecida como pau-rosa (Aniba rosaeodora). A programação vai até domingo (31) no Parque Zoobotânico.
publicado: 22/03/2019 16h07, última modificação: 22/03/2019 17h13

Agência Museu Goeldi – De terça-feira (26) a domingo (31), o Museu Paraense Emílio Goeldi realiza a Festa Anual da Árvore. O evento chama atenção para a importância das árvores e busca conscientizar a população dos riscos e ameaças que atingem a natureza e, consequentemente, a vida humana. Neste ano, a árvore homenageada é o pau-rosa (Aniba rosaeodora), espécie de porte médio e beleza singular, atualmente ameaçada de extinção.

“A Festa Anual da Árvore é um evento pensado de forma lúdica para aproximar cada vez mais a ciência da população. Como em todos os anos, escolhemos para homenagear uma espécie ameaçada de extinção e, quem cumpre esse papel nesta edição, é o pau-rosa. É uma forma também de reforçar o dia 24 de março como Dia da Árvore para as regiões Norte e Nordeste do Brasil”, destaca a chefe do Serviço de Educação do Museu Goeldi, Ana Cláudia Silva.

A programação inicia com a chamada trilha vermelha, um passeio pelo Parque Zoobotânico que segue a rota das espécies ameaçadas. Voltada para as escolas previamente agendadas, a atividade vai abrir a Festa Anual da Árvore e será guiada pelos mediadores do Núcleo de Visitas Orientadas (Nuvop) do Museu Goeldi.

Manuseio de mudas – Um diferencial da programação de 2019 é a oficina de transplantio de mudas de palmeiras. Na atividade, o público poderá retirar mudas da planta que estarão disponíveis nos canteiros do parque e transportá-las para os sacos adubados. Cada participante poderá levar sua muda para casa.

A escolha da palmeira não é à toa. Ela possui "elevada capacidade de regeneração e bom índice de sobrevivência após o transplantio", conforme esclarece Amir Lima, chefe do setor da Flora do Parque Zoobotânico e um dos responsáveis pela oficina. A instituição dispõe de uma coleção especial com mais de 60 espécies e que faz parte da coleção botânica histórica que teve início com a constituição do parque. Entre as espécies, estão o miriti ou buriti (Mauritia flexuosa), o tucumã (Astrocaryum vulgare), a jarina (Phytelephas macrocarpa), o babaçu (Orbignya speciosa) e o açaí (Euterpe oleracea).

Idosos – Uma atividade especial foi preparada para o público da terceira idade, a oficina "As essências da Amazônia e sua utilização", que permitirá o acesso a informações específicas sobre as plantas regionais da Amazônia e suas utilizações. Entre elas, o patchouli (Pogostemon cablin), jaborandi (Pilocarpus jaborandi), cumaru (Dipteryx odorata), priprioca (Cyperus articulatus) e a homenageada pau-rosa. Após as orientações, os participantes produzirão sabonetes artesanais, utilizando as essências.

A atividade tem relação com o projeto "Potencialização e valorização do saber do idoso", proposta socioeducativa desenvolvida pelo Serviço de Educação do Museu Goeldi que alia difusão do saber científico ao incentivo de práticas voltadas à qualidade de vida. "Essas atividades estimulam a criatividade, a memória, a coordenação motora e o entrosamento entre um e outro", argumenta Filomena Secco, coordenadora do projeto. Nesta edição, além dos participantes regulares do projeto, haverá a inclusão de um grupo da terceira idade do bairro do Aurá, inscritos pelo Centro de Referência de Assistência Social.

Domingo de Ciência – O encerramento da Festa Anual da Árvore será com o “Domingo é Dia de Ciência”, que concentrará uma série de atrações, incluindo a participação do Macaco Ximbica e a turma do Programa Natureza. Haverá atividade cênica, dinamização de kits e jogos do Clube do Pesquisador Mirim, além do sorteio de brindes. Com a manipulação de fantoches, será narrada a história "Por que o céu é tão longe?". A trilha vermelha também será uma opção livre para os visitantes do Parque.

Pau-rosa – O pau-rosa (Aniba rosaeodora) é uma árvore nativa da região amazônica, com ocorrência em florestas de terra firme, sobretudo em áreas ribeirinhas não inundáveis. De porte médio, a planta pode chegar a até 30 metros de altura e troncos de 40 a 70 centímetros de diâmetro. De odor forte, alcoólico e perfumado, a madeira do pau-rosa é utilizada em produtos artesanais para a aromatização de roupas e armários, utilização de móveis e, pelos índios, de canoas e outros afins. O óleo essencial da planta, obtido pela destilação da madeira, também pode ser utilizado como ingrediente em vários produtos cosméticos, como sabonetes e perfumes.

Festa da Árvore – O Dia da Árvore, nas regiões Norte e Nordeste do Brasil, é celebrado em 24 de março, de acordo com o Decreto Nº 55.795, de 24 de fevereiro de 1965. Em função das diferenças climáticas, as regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste fazem a celebração a cada 21 de setembro. O Museu Goeldi, no Pará, tradicionalmente inclui nas suas atividades alusivas à data a Trilha Vermelha como forma de divulgar a Lista de Espécies Ameaçadas de Extinção, documento elaborado sob a coordenação do Museu Goeldi, em parceria com a Conservação Internacional e a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará.

 

Programação | Festa Anual da Árvore 2019 no Museu Goeldi

 

TRILHA VERMELHA

Período de realização: 26 a 29 de março

Público: Escolas agendadas

 

OFICINA “AS ESSÊNCIAS DA AMAZÔNIA E SUA UTILIZAÇÃO”

Período de realização26 e 28

Público: Idosos encaminhados pelo Centro de Referência de Assistência Social do Aurá e participantes do Projeto Potencialização e Valorização do Saber do Idoso

 

TRANSPLANTIO DE MUDAS DE PALMEIRAS

Data: 30 de março

Público alvo: crianças e adolescentes visitantes

 

DOMINGO É DIA DE CIÊNCIA

Data: 31 de março

Público: visitantes

Local: Clareira da Samaúma Jovem (próximo ao prédio da Diretoria)

  • Programa Natureza comandado pelo macaco Ximbica
  • Contação de história “Por que o céu é tão longe?”
  • Trilha vermelha
  • Dinamização de jogos e kits do Clube do Pesquisador-Mirim.