Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Festival de gastronomia inteligente no Museu Goeldi

Festival de gastronomia inteligente no Museu Goeldi

Com o objetivo de divulgar a prática da alimentação saudável, o evento leva ao público uma programação diversificada com palestras, oficinas e apresentações culturais neste domingo (4), no Parque Zoobotânico.
publicado: 01/11/2018 16h12, última modificação: 01/11/2018 16h41

Agência Museu Goeldi – Entre os dias 3 e 5 de novembro, o Museu Paraense Emílio Goeldi promove a 15ª edição do Festival de Gastronomia Inteligente. Neste ano, além do Parque Zoobotânico, as atividades do evento serão realizadas também na Escola Municipal Milton Monte, localizada na Ilha do Combu, e na Escola Estadual Mário Barbosa, no bairro da Terra Firme.

Com o tema “Soberania, segurança alimentar sustentável e nutricional”, a proposta do festival é estimular o consumo diversificado de alimentos de baixo custo, mas de alto valor nutritivo, fornecendo, assim, nutrientes que aumentem a resistência a infecções, anemias nutricionais, entre outras doenças.

As atividades no Parque Zoobotânico serão neste domingo (4), com palestras, oficinas e feiras, que vão contar com a participação de quem se dedica à produção de alimentos orgânicos. O público vai poder ainda degustar alguns pratos especiais que podem ser incorporados ao cotidiano das pessoas. A venda de artesanatos e apresentações de teatro e música regional fecham a programação.

O evento é coordenado por Helena Quadros (SEEDU/MPEG) e Vera Bastos (SEPZO/MPEG), em parceria com o Ponto de Memória da Terra Firme e o Instituto de Ciências da Educação, da Universidade Federal do Pará (UFPA). As atividades estão inclusas na programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC).

Alimentação nas escolas – Além do Parque Zoobotânico, duas escolas públicas também fazem parte do circuito do Festival de Gastronomia Inteligente. No dia 3, uma roda de conversa com merendeiras sobre alimentação saudável abre a programação. A atividade será realizada na Escola Municipal Milton Monte, na Ilha do Combu. No dia 5, a Escola Estadual Mário Barbosa, localizada na Terra Firme, recebe uma roda de conversa com a nutróloga Clara Takaki Brandão junto com as merendeiras do colégio.

História – O Festival de Gastronomia Inteligente foi criado em 2003 como parte do projeto de extensão “O Museu Goeldi leva Educação em Ciência à Comunidade”. Desde 1985, o projeto realiza ações e práticas comunitárias para melhorar a qualidade de vida de moradores de algumas comunidades da capital paraense, localizadas no bairro da Terra Firme.

O trabalho vem sendo desenvolvido pelo corpo técnico do Museu Goeldi, tendo a consultoria de Clara Takaki Brandão, idealizadora do programa de orientação alimentar do Ministério da Saúde na década de 1990.

O programa conta ainda com a participação ativa de líderes e agentes comunitários, funcionários da saúde, educadores, assistentes sociais, merendeiras e cozinheiras de creches, além de voluntários, que têm como compromisso a redução da fome e a melhoria da qualidade de vida da população.

Texto: Karolainy Lima e Karolina Pavão.

3 de novembro (sábado) | 8h às 12h

Roda de conversa com merendeiras da Escola Municipal Milton Monte.

Local: Ilha do Combu.

*Evento fechado ao público

4 de novembro (domingo) | 9h às 17h

Expo Feira Arte Goeldi: apresentações culturais, venda de artesanatos e comidas típicas.

Participação da nutróloga Clara Takaki Brandão e dos alunos da Escola Estadual Mário Barbosa.

Local: Parque Zoobotânico do Museu Goeldi.

*Evento aberto ao público

5 de novembro (segunda-feira) | 8h às 12h

Roda de Conversa com as merendeiras da Escola Estadual Mário Barbosa com a participação de Clara Takaki Brandão.

Local: Escola Estadual Mário Barbosa, na Terra Firme.

*Evento aberto ao público