Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Formigas e mudanças climáticas em discussão no Museu Goeldi

Formigas e mudanças climáticas em discussão no Museu Goeldi

Em palestra promovida pelo Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Evolução, do Museu Goeldi, o Dr. Aaron M. Ellison, da Universidade de Harvard, falará sobre como esses pequenos animais têm respondido às mudanças climáticas. O pesquisador é uma das principais referências em ecologia quantitativa da atualidade.
publicado: 12/12/2016 18h00, última modificação: 22/03/2018 16h03

Agência Museu Goeldi - O conhecimento popular coloca as formigas como exemplo de força, trabalho, e engajamento coletivo. Para o meio ambiente, elas são importantes em vários processos nos ecossistemas terrestres, como a dispersão de sementes e a formação do solo. Para os cientistas, cumprem ainda um papel fundamental: são consideradas ótimos indicadores de mudanças ambientais.

Para falar sobre a relação das formigas com as pesquisas em mudanças climáticas, o Museu Goeldi recebe nesta terça-feira (13) o Dr. Aaron M. Ellison, da Universidade de Harvard, em palestra promovida pelo Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Evolução (PPPGBE-MPEG). A palestra acontece às 10h, no Campus de Pesquisa do Museu Goeldi.

Formigas são conhecidas como ótimos indicadores ambientaisCom o título “Adapt, migrate, or die: improving forecasts of ant species distributions as the climate change”, a palestra do Dr. Aaron apresentará a Harvard Forest (estação de pesquisa de Harvard University) onde o pesquisador conduz seus trabalhos, e tratará principalmente sobre as respostas de formigas às mudanças climáticas. A entrada é gratuita e aberta a todos os interessados.

Visitante - O Dr. Aaron é um dos principais nomes em ecologia quantitativa da atualidade e atua como pesquisador visitante da Coordenação de Ciências da Terra e Ecologia do Museu Paraense Emílio Goeldi. Na instituição, o cientista desenvolve o projeto "Productivity of ants and their contribution to soil ecosystem dynamics: a tropical-temperate comparison", por meio de bolsa de curta duração do Programa de Capacitação Institucional (PCI).

O Dr. Rogério Silva, pesquisador do Museu Goeldi e do Laboratório de Morfologia e Ecologia Funcional de Formigas (AntMor), explica que entre as ações do projeto desenvolvido em parceria com o Dr. Aaron M. Ellison, estão as primeiras medidas sobre emissão de CO2 (o dióxido de carbono, conhecido como “gás do efeito estufa”) em ninhos de formigas em florestas tropicais. “[essas informações] ajudarão a entender a participação das formigas nos modelos terrestres de fluxo de carbono em florestas tropicais”, explica o Dr. Rogério.

Os pesquisadores também realizaram a seleção de ninhos de algumas espécies para monitorar a emissão de CO2 a partir de 2017, na Estação Científica Ferreira Penna, base de campo do Museu Goeldi na Floresta Nacional de Caxiuanã (PA).

Palestrante -  Aaron M. Ellison é Pesquisador Sênior em Ecologia em Harvard Forest, Harvard University. O pesquisador já publicou mais de 180 artigos em revistas indexadas e é autor de três livros, como "A Primer of Ecological Statistics", amplamente adotado em todos os programas de Ecologia do Brasil.

Suas linhas de pesquisa atuais incluem: formigas e mudanças climáticas, formigas da Nova Inglaterra, dimensão espacial das interações entre espécies, ferramentas de ciber estrutura para sínteses em ecologia, limitação de nutrientes em plantas carnívoras, dinâmica de redes tróficas e estatística para ecologistas.

O pesquisador foi editor chefe da revista Ecological Monographs entre 2009-2015. Em 2012, foi eleito membro da Ecological Society of America. O próximo livro será sobre replicação em Biologia, previsto para março de 2017 (“Stepping in the Same River Twice: Replication in Biology Research", Yale University Press).

Palestra do Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Evolução (PPGBE-MPEG)

Título: Adapt, migrate, or die: improving forecasts of ant species distributions as the climate change.

Palestrante: Dr. Aaron M. Ellison (PCI-MPEG/Universidade de Harvard)

Data: terça-feira (13/12), às 10h

Local: Auditório Paulo Cavalcante, Campus de Pesquisa do Museu Goeldi (Av. Perimetral, 1901, Terra Firme – Belém)

Texto: Uriel Pinho, com informações da organização do evento.