Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Genômica, metabolômica e microbioma de uma minhoca

Genômica, metabolômica e microbioma de uma minhoca

Palestra de pesquisador da Universidade de Cardiff vai abordar pesquisa sobre minhocas, animal estudado por diversas áreas científicas e que tem funções importantes para o solo
publicado: 27/04/2015 18h00, última modificação: 20/02/2018 11h53

Agência Museu Goeldi - As minhocas são animais que possuem o corpo formado por anéis, sendo subterrâneos e detritívoros, ou seja, alimentam-se de resíduos orgânicos. Por este motivo, apresentam reconhecidos benefícios para o meio ambiente. Entre as contribuições da minhoca, destaca-se a abertura de canais no solo, transporte de microrganismos e mistura de matéria orgânica com minerais no solo.

Uma palestra no Museu Paraense Emílio Goeldi pretende esclarecer alguns aspectos desse animal, que pertence ao filo Annelida, da classe Oligoqueta e ordem Haplotaxida. “Revelando o verdadeiro verme: a genômica, metabolomica e microbioma de uma minhoca”, vai explicar as minhocas a partir de estudos genômicos, que investigam os genes e a informação genética que estão organizados dentro do genoma e como essa organização determina a sua função, e metabolômica tipo de investigação que identifica e quantifica o conjunto de metabólitos produzidos por um organismo

O palestrante é o pesquisador Dr. Peter Kille, professor da Faculdade de Biociências da Universidade de Cardiff, que atualmente está no Brasil e visita o Museu Goeldi, como participante do projeto “O caminho da minhoca”, realizado em parceria com a EMBRAPA Floresta (PR), Museu Goeldi e várias instituições da Amazônia.

Minhocas como objetos de estudo: Devido sua importância, a minhoca tem sido estudada por diferentes áreas da ciência, entre elas a biologia, química e estudos da terra. Entre as pesquisas recentemente desenvolvidas, estão as do Dr. Kille, que tem como principal objetivo investigar os mecanismos a partir dos quais os sistemas biológicos lidam com metais pesados.Os estudos tem versado sobre a relação da metalotioneína - proteína que tem alta capacidade de unir-se e desunir-se ao zinco - dentro de minhocas e seu o papel na captação, sequestro e exclusão de íons metálicos.

O evento, que acontecerá na próxima terça-feira (28) às 10h, será aberto ao público, mas destinado especialmente a alunos de Pós-Graduação em Zoologia e Ciências Ambientais, bem como interessados em estudos com minhocas, solo, biologia molecular e arqueologia.

Serviço

Palestra: “Revelando o verdadeiro verme: a genômica, metabolômica e microbioma de uma minhoca”

Palestrante: Peter Kille (Professor da Universidade de Cardiff e pesquisador visitante do MPEG)

Data: 28/04/2015 (terça-feira)

Hora: 10h

Local: Sala 10, do Anexo de Pós-Graduação, no prédio do Auditório Paulo Cavalcante, no Campus de Pesquisa do MPEG (Av. Perimetral, n. 1901, bairro: Terra Firme).

Texto: Brunella Velloso