Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Goeldi fortalece intercâmbio científico com a Europa

Goeldi fortalece intercâmbio científico com a Europa

Ciência foi a língua universal da programação do B.BICE+, que reuniu em Belém a comunidade européia e instituições locais de pesquisa e inovação
publicado: 29/09/2014 16h30, última modificação: 28/09/2017 11h46
Agência Museu Goeldi - Entre 23 e 25 de setembro, Belém foi sede de um encontro internacional estimulado pela ciência, tecnologia e informação. Nele, instituições do Brasil e da Europa puderam apresentar seus portfólios científicos e as capacidades de associações bilaterais em projetos voltados para inovação e pesquisa. A programação, organizada pelo projeto B.BICE+, teve espaço dentro do XXIV Seminário Nacional de Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas, maior evento na área de empreendedorismo inovador da América Latina.

Para o Museu Paraense Emilio Goeldi (MPEG) o momento foi de estender a rede de contatos e consolidar antigas parcerias. “A oportunidade de estar com embaixadores de diferentes países europeus e discutir e encaminhar com eles propostas de financiamento científico foi singular”, disse Graça Ferraz, coordenadora do Núcleo de Inovação de Transferência de Tecnologia (NIT) do Goeldi e representante do MPEG no evento.

Um exemplo desse fluxo de idéias e projetos aconteceu na mesa de apresentações entre instituições locais e estrangeiras, evento específico promovido pela Embaixada da Noruega. Reunidos no Centro de Capacitação (Capacit) da Universidade Federal do Pará (UFPA), líderes e pesquisadores da Finlândia, Dinamarca, Bélgica, França, entre outros países conheceram o potencial de cooperações de cada local e os mecanismos para pô-las em prática.

Consórcio – Na ocasião, a embaixada norueguesa apresentou um canal de diálogo e partilha de saberes já consolidado com o Brasil, cujo um dos parceiros é o MPEG. Trata-se do consórcio “Biodiversity Research Consortium Brazil-Norway (BRC)”, voltado para pesquisas na área da biodiversidade amazônica. Assinado em 2013, atualmente o consórcio conta com quatro projetos financiados, dois dos quais com a maioria da equipe formada por pesquisadores do Museu Goeldi, e com agenda de execução para o ano que vem.

Horizonte – A coordenadora de Pesquisa e Pós-Graduação do MPEG, Marlúcia Martins, avalia como produtiva a participação do Museu nos três dias de atividades do B.BICE+. Para exemplificar, ela cita as conversas travadas com os governos da Bélgica e Portugal, que acenaram para “novas iniciativas em conjunto no campo da pesquisa e no intercâmbio de estudantes”.

No caso português, está sendo discutida a formalização da atuação de “laboratórios gêmeos", que consiste na integração de pesquisas entre laboratórios do Goeldi e da Universidade do Porto, possibilitando assim concorrer a financiamentos conjuntos em programas de fomento no Brasil e na Europa.

Para Martins, outro balanço positivo foi a troca de experiências e a desconstrução de barreiras invisíveis proporcionadas pelo evento. “Quando se trata de academia, apesar de serem países diferentes, não existem barreiras culturais grandes, por que você esta trabalhando com um grupo com um treinamento similar, a mesma cultura científica que nos une”, conclui.

B.BICE+ - O projeto de cooperação internacional fundado pela Comissão Européia, visa ampliar a cooperação bilateral e contribuir com a discussão política sobre Ciência, Tecnologia e Inovação entre a Comissão Européia, Estados-membros da União Européia, países associados e o Brasil.

Galeria de Imagens: