Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Goeldi inicia a formação de especialistas em Biodiversidade e Evolução na Amazônia
conteúdo

Agência de Notícias

Goeldi inicia a formação de especialistas em Biodiversidade e Evolução na Amazônia

O Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Evolução do Museu Goeldi faz sua aula inaugural com Nelson Papavero, um dos grandes especialistas em biologia comparada no Brasil
publicado: 11/09/2015 13h15, última modificação: 28/02/2018 11h29

Agência Museu Goeldi – No próximo dia 14 de setembro, às 15h30, inicia o período acadêmico do programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Evolução do Museu Paraense Emilio Goeldi (MPEG). O palestrante convidado para aula inaugural é o Prof. Nelson Papavero (Universidade de São Paulo - USP), uma das grandes referências da área no país. A aula, aberta a toda comunidade científica e interessados, será realizada no Auditório Paulo Cavalcante, no Campus de Pesquisa do Museu Goeldi. 

Programa - O Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Evolução (PPGBE) é uma iniciativa regional pioneira do Museu Goeldi, sendo também a primeira pós-graduação oferecida de maneira autônoma pela instituição, que mantém outros cinco cursos de pós-graduação em parceria com instituições de ensino superior. O programa já nasce com os cursos de mestrado e doutorado aprovados com uma pontuação alta pela Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal de Nível Superior (CAPES). A ótima avaliação se deve às pesquisas de ponta realizadas por seus docentes e à rede de parceiros internacionais, construída pelo Museu Goeldi em sua atuação centenária.

Para Alexandre Aleixo, zoólogo, curador da coleção ornitológica do Museu Goeldi e coordenador do Programa de Biodiversidade e Evolução - PPGBE, a aprovação desta pós-graduação é uma conquista muito grande para o norte do Brasil: "O Programa é singular em agregar, num único curso de PG, todas as vertentes de pesquisas relacionadas à Biodiversidade de um instituto de pesquisa que atua em toda a Amazônia. Outros cursos correlatos na região são divididos entre aqueles voltados para áreas mais ecológicas, ou para a genética ou para especialidades como botânica e zoologia. O PPGBE nasce com a proposta de integrar todas essas disciplinas em uma só: a Evolução e seus diferentes aspectos. É um curso integrador, acima de tudo. Darwin, há mais de 150 anos, fez uma afirmação que a biologia moderna vem confirmando desde então: toda variação biológica só faz sentido, só pode ser compreendida, aos olhos da evolução. Portanto, o curso busca formar recursos humanos e gerar conhecimento e pesquisas nos diferentes aspectos espaciais e temporais da Biodiversidade, enfocando em processos evolutivos".

Ana VilacyGalúcio, coordenadora de Pesquisa e Pós-Graduação do Museu Goeldi, destaca que a demanda por esse tipo de programas é altíssima. “Como pode se vislumbrado pela enorme procura de candidatos de diversas regiões do Brasil para a seleção da primeira turma do PPGBE: 60 candidatos concorreram às 20 vagas ofertadas para a turma inicial do programa (Mestrado e Doutorado). Essa procura demonstra a aprovação do modelo pensado e oferecido pelo Museu e já aponta uma trajetória de sucesso. O PPGBE representa, sem dúvida, um marco na história centenária do Museu Goeldi, que desde sua criação, em 1866, tem tido relevante atuação no conhecimento da diversidade biológica e social da Amazônia, subsidiando e influenciando o desenvolvimento de políticas públicas para a região”, pontua Vilacy.

Para o diretor do Museu Goeldi, Nilson Gabas Jr., a aprovação do Programa consolida a instituição como centro de excelência, referência na produção e divulgação do conhecimento, na manutenção de grandes coleções científicas, em iniciativas de inovação e na formação de recursos humanos de alto nível para a região. “É fundamental, sobretudo para um instituto localizado na Amazônia, poder formar e também absorver profissionais altamente qualificados para seu quadro de pesquisadores”, observa Gabas Jr.

Palestrante - Nelson Papavero, já foi vice-diretor do MPEG (1985-1986) e é pesquisador colaborador da instituição. É um dos principais expoentes da zoologia brasileira, com contribuições decisivas para a ciência a partir da segunda metade do século XX, tendo publicado 250 artigos em periódicos, além de ser autor de 100 capítulos de livros e ter editado 75 livros nas áreas de zoologia, sistemática, biogeografia e história da ciência. Sua atuação em cursos de pós-graduação, na formação de professores e em inúmeros cargos administrativos ao longo de sua carreira acadêmica foram fundamentais para o desenvolvimento da zoologia e da biologia comparada no Brasil. A atuação de Papavero alcançou ainda outros países da América Latina, como México e Argentina.

Alexandre Aleixo destaca que Nelson Papavero tem “uma perspectiva incomparável sobre a história da ciência, que é fruto tanto de seus trabalhos publicados quanto de seu tempo de vida. Então é oportuno tê-lo aqui para contextualizar a criação do curso frente a toda essa história”.

O Museu Goeldi – Fundado em 1866, o MPEG é a instituição de pesquisa mais antiga da Amazônia e está vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). O Museu tem relevante atuação no conhecimento da diversidade biológica e social da Amazônia, subsidiando e influenciando o desenvolvimento de políticas públicas para a região. O MPEG oferece atualmente outros cinco programas de pós-graduação, em sistema de parceria, com a Universidade Federal do Pará (UFPA), a Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) e Embrapa Amazônia Oriental (EMBRAPA), nas áreas de Ciências AmbientaisBotânicaZoologiaCiências Sociais e Biodiversidade e biotecnologia.

Texto: Uriel Pinho


Serviço
Aula Inaugural PPGBE com Nelson Papavero
Data: 
14 de setembro de 2015
Horário: 15h30
Local: Auditório Paulo Cavalcante, Campus de Pesquisa do MPEG, Av. Perimetral, 1901, Terra Firme. Belém – PA
Público: Aberto à comunidade científica e demais interessados

Confira ainda os resultados do primeiro processo seletivo do PPGBE clicando aqui e aqui.