Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Idosos têm programação especial no Museu Goeldi

Idosos têm programação especial no Museu Goeldi

Tendo como inspiração as plantas, oficina estimula o aprendizado de novas técnicas de desenho e pintura.
publicado: 23/03/2018 16h30, última modificação: 26/03/2018 16h19

Agência Museu Goeldi – Uma programação educativa na manhã desta sexta-feira (23) mobilizou 42 idosos no Parque Zoobotânico do Museu Paraense Emílio Goeldi. Realizada pelo projeto “Potencialização e valorização do saber do idoso”, a oficina “Plantas de valor econômico na Amazônia” tem o objetivo de compartilhar conhecimento sobre plantas como a pupunheira, cupuaçuzeiro e a andirobeira. Nesta etapa das atividades, a oficina buscou explorar os talentos dos idosos para pintura e desenho.

Oficina Plantas de valor econômico na Amazônia“Depois de aprenderem a manusear as plantas, os idosos agora estão produzindo um trabalho artístico. Cada um escolheu uma planta para desenhar em tecido utilizando giz de cera em vez de tinta”, explica a educadora Filomena Secco, que coordena o projeto ao lado da professora de Educação Física, Isabel Fagury Videira.

Moradora da Ilha do Mosqueiro, dona Esther Mendes foi uma das participantes da oficina. A aposentada de 79 anos faz parte do projeto há cerca de dois anos. “Eu achava que não levava jeito para esse tipo de desenho, mas que nada! Está sendo maravilhoso! É só riscar no carbono, depois pegar o giz de cera, contornar e pintar. Viu? É fácil!”, conta, animada, Esther.

Outra talentosa e empolgada participante é dona Olinda Nunes, de 76 anos, moradora do bairro do Tapanã, em Belém: “Eu escolhi desenhar o buriti, por causa das cores, para combinar com o bordado vermelho de crochê do guardanapo”, destaca.

A oficina tem como convidados especiais os idosos atendidos pela Fundação Papa João XXIII (FUNPAPA) por meio do Centro de Referência de Assistência Social do Aurá, em Ananindeua. Isabel Fagury ressalta que inciativas como essa proporcionam novas experiências na vida dos idosos, que, muitas vezes, vivem uma realidade difícil. “Precisamos fazer essas pessoas ocuparem os espaços públicos de Belém e se perceberem pertencentes a eles. Aqui, no Museu Goeldi, elas têm a experiência de vir a um lugar bom e que dá oportunidade para vivenciar a ciência. O idoso é capaz de aprender ciência”, defende.

As próximas atividades do projeto estão previstas para as manhãs dos dias 6 e 13 de abril. Os trabalhos produzidos serão expostos em outubro, durante as comemorações de aniversário de 152 anos do Museu Goeldi.

Texto: Hojo Rodrigues.

Serviço | Oficina “Plantas de valor econômico na Amazônia”

Próxima atividades: 6 e 13/04, das 8h30 às 11h30.

Local: Parque Zoobotânico do Museu Goeldi – Av. Magalhães Barata, 376, São Braz.

Inscrições: Serviço de Educação – Sala de Atendimento da Coleção Didática.

Contato: 3182-3216.