Você está aqui: Página Inicial > Notícias > II Encontro de Inovação e Transferência de Tecnologia da Amazônia

II Encontro de Inovação e Transferência de Tecnologia da Amazônia

Evento gratuito e aberto a todos os públicos é um dos destaques da Feira do Empreendedor 2016, que acontece no Hangar
publicado: 16/11/2016 13h45, última modificação: 12/03/2018 14h54

Agência Museu Goeldi –  A Rede de Núcleos de Inovação Tecnológica da Amazônia Oriental (Rede NAMOR), coordenada pelo Museu Paraense Emílio Goeldi, promove a segunda edição do Encontro de Inovação e Transferência de Tecnologia da Amazônia (EITTA). O evento é um dos pontos altos da Feira do Empreendedor 2016, que começa hoje (16), no Hangar - Centro de Convenções, em Belém.

O evento é gratuito e aberto ao públicoO foco do encontro é fortalecer o debate e o contato entre os profissionais da área e a sociedade, além de criar um ambiente favorável para geração de oportunidades de negócio entre Instituições de Ciência, Tecnologia (ICTs) e empresas. “O EITTA promove a aproximação das tecnologias patenteadas pelas ICTs que participam da Rede com os interessados em obter estes produtos e serviços”, afirma a organização do evento.

Vitrine de novas tecnologias - Na programação, estão previstos workshops, palestras, vitrine tecnológica e vitrine de oportunidades para negócios inovadores.

A vitrine tecnológica apresentará tecnologias desenvolvidas pelas Instituições de Pesquisa para os setores alimentício, cosmético, fitoterápico, de energia e do agronegócio. Já a vitrine de oportunidades para negócios inovadores visa promover o encontro entre pesquisadores ou agentes de inovação das tecnologias apresentadas na vitrine ao setor empresarial e também ao grande público.

Com conteúdo mais técnico e restrito à convidados, haverá também a realização do “Workshop de Interação Ciência-Empresa: Desafios para a Inovação”, uma parceria com o Programa de Aperfeiçoamento Academia-Indústria (AIT) da Swissnex Brazil, propondo debater os principais gargalos e potencialidades na região em setores ligados à biorremediação, biocosméticos, fruticultura e tecnologia de alimentos.

Encontro acontece no Hangar Centro de Convenções, em BelémComo participar  O II Encontro de Inovação e Transferência de Tecnologia da Amazônia é gratuito e aberto a todos os públicos. Para ter acesso ao evento, visitantes, participantes e expositores precisam fazer o cadastro no site www.feiradoempreendedorpa.com.br

Rede NAMOR – é um arranjo de Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs)  formado pelos estados do Pará, Tocantins e Amapá. Tem o propósito de difundir conhecimentos sobre boas práticas de gestão da inovação e métodos de proteção do conhecimento, propriedade intelectual e transferência de tecnologia. Coordenada pelo Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), unidade de pesquisa do Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação (MCTI), é composta por doze instituições científicas.

Museu Goeldi e inovação tecnológica - O Núcleo de Proteção ao Conhecimento, Inovação e Transferência de Tecnologia (NITT) do Museu Paraense Emílio Goeldi foi criado em 2006 para proteger os resultados de pesquisas desenvolvidas na instituição, gerenciando os direitos de propriedade intelectual e definindo a forma de uso, incluso a celebração de contratos e convênios com terceiros, por meio das patentes.

Entre os inventos e processos do Museu Goeldi sob patente estão um equipamento para captura de inseto; um processo de transformação de resíduos sólidos em composto orgânico e um método de extração de substância da Montrichardia Linifera, popularmente conhecida como aninga. A planta apresenta alto potencial antimalárico.

II Encontro de Inovação e Transferência de Tecnologia da Amazônia

Data: 16 a 19 de novembro 2016

Local: Espaço Inovação e Tecnologia – Feira do Empreendedor – Hangar – Centro de Convenções da Amazônia (Av. Dr. Freitas, s/n - Marco, Belém – PA)

Contato: (91) 3075-6168