Você está aqui: Página Inicial > Notícias > II Feira de Ciências de Caxiuanã
conteúdo

Agência de Notícias

II Feira de Ciências de Caxiuanã

Alunos do ensino médio e da educação para jovens e adultos apresentam trabalhos que revelam o cotidiano de comunidades ribeirinhas
publicado: 13/06/2013 10h00, última modificação: 14/08/2017 07h10

Agência Museu Goeldi - Melgaço e Portel, municípios situados na Amazônia Legal, especificamente no Arquipélago do Marajó, no estado do Pará, tem um importante evento no período de 17 a 21 de junho de 2013. Alunos do 4° ao 9° ano do ensino médio e da educação para jovens e adultos participam da II Feira de Ciências das Escolas da Flora de Caxiuanã. Cinco escolas de Portel e cinco de Melgaço contribuem em atividades que de estímulo ao conhecimento, a capacidade de tornar o ambiente escolar mais criativo, além de despertar o interesse pela pesquisa.

Para Socorro Andrade, do Museu Goeldi, especialista em Educação Ambiental, e Coordenadora de Educação do Programa de Desenvolvimento Sustentável da Floresta Modelo de Caxiuanã, onde está localizada a Estação Científica Ferreira Penna, do Museu Goeldi, a Feira insere a prática da pesquisa no cotidiano escolar. 
“A atividade quer o aluno como um produtor de conhecimento e não só como expectador do mesmo, estimulando-o a aprender a aprender”, explica Socorro. Para a coordenadora, a atual metodologia de ensino estimula que o aluno memorize o conhecimento sem questioná-lo. “Isso o torna apenas um receptor de conhecimento e não em um ser pensante o que, desestimula o estudante a buscar o conhecimento”, destaca.

Roteiro de Atividades – A abertura da II Feira de Ciências acontece no dia 17, pela manhã, na comunidade de Pracupijó, com a escola Nossa Senhora da Conceição e Miritizal. Durante a semana, as atividades ocorrem nas comunidades Lago do Camuim, Pedreira/Laranjal, Boca do Pracupí/ Escola Chico Mendes, escola Santo Antonio (Brabo) e São Sebastião (Maneca) e Escola São Sebastião, do município de Melgaço.

No dia 21 de junho ocorre o encerramento da II Feira de Ciência, na Escola São Sebastião, do município de Melgaço. No dia 22 de junho, no sábado pela manhã, acontece a reunião de avaliação na Secretaria Municipal de Educação de Portel com as equipes de professores de Portel, Melgaço e Museu.

Saber científico – A importância da Feira para a comunidade de Caxiuanã e seus municípios limítrofes é imensa e a produção do saber científico é uma etapa de crescimento para a educação das populações ribeirinhas. “A elaboração de projetos de pesquisa no cotidiano escolar voltados para a realidade local das comunidades localizadas na Flona de Caxiuanã proporciona arcabouço teórico para a conservação do ecossistema existente na flona”, garante Maria do Socorro.

A II Feira de Ciências é exemplo da parceria entre as Prefeituras de Municípios do estado com instituições de pesquisa, como o Museu Paraense Emílio Goeldi. Segundo Maria do Socorro: “No Brasil são poucas as instituições que focam nessa linha de pesquisa educativa. Um bom exemplo é o Museu Paraense Emilio Goeldi através do Programa Floresta Modelo de Caxiuanã em parceria com as prefeituras dos municípios de Portel e Melgaço, no qual torna o cotidiano escolar dinâmico e atrativo para os jovens”.

Diferencial da Feira de Ciências – A necessidade de professores, alunos e membros das comunidades de Portel e Melgaço por novas formas de compartilhar conhecimento  resultaram na criação dessa atividade que pretende contribuir para a busca pelo saber científico. Para Maria do Socorro, o diferencial da Feira é a contribuição do Museu. “O Museu, durante a Feira de Ciências, vai até as comunidades e compartilha o saber local com o saber científico”.

As atividades da feira são geradas a partir de reunião de planejamento entre as duas Secretarias Municipais de Educação de Portel e Melgaço. Além da Feira de Ciências, essa reunião serve também para definir as atividades da Olímpíada de Caxiuanã, que em 2013 realiza sua quinta edição. Os dois projetos fazem parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que acontecerá de 21 e 27 de outubro de 2013, com o tema “Ciência, Saúde e Esporte”. 

A partir de 2013, a Feira de Ciências passa a fazer parte do calendário escolar, e sua realização será no encerramento do primeiro semestre do ano letivo das escolas dos dois municípios. “Os projetos são sempre adaptados para a realidade daquelas comunidades, visando às necessidades detectadas e com o objetivo de melhorar cada vez mais a educação das escolas da flona de Caxiuanã inseridas no Programa Floresta Modelo de Caxiuanã (PFMC)”, declara Maria do Socorro.

Feira de Ciências de Caxiuanã – Da programação da Feira consta a apresentação de trabalhos desenvolvidos por alunos do ensino médio de escolas municipais de Portel e Melgaço. Em sua segunda edição, a Feira tem como tema “Ciência, Saúde e Esporte” e tem como principal objetivo promover o saber científico das comunidades ribeirinhas do Marajó.

Serviço
II Feira de Ciências das Escolas da Flora de Caxiuanã ocorre período de 17 a 21 de junho de 2013, com a participação de alunos do 4° ao 9° ano do ensino médio e da educação para jovens e adultos. Dez escolas de Portel e Melgaço apresentam trabalhos que revelam um pouco do cotidiano dessas comunidades.

Criatividade e participação na I Feira de Ciências de Caxiuanã

 


Texto: Silvia de Souza Leão

Galeria de Imagens: