Você está aqui: Página Inicial > Notícias > III Simpósio Brasileiro de Paleoinvertebrados acontece na capital paraense em novembro
conteúdo

Agência de Notícias

III Simpósio Brasileiro de Paleoinvertebrados acontece na capital paraense em novembro

Museu Goeldi e UFPA organizam a terceira edição do evento que reúne especialistas no estudo de fósseis de animais invertebrados no Brasil.
publicado: 19/10/2016 13h15, última modificação: 05/03/2018 16h10

Agência Museu Goeldi – Encrustados em rochas e em outras superfícies, os fósseis de animais invertebrados informam sobre o passado geológico da Terra e também sobre nosso presente. A Paleontologia, ciência que estuda esses vestígios, está em expansão no norte do Brasil e Belém sedia, entre os dias 6 e 10 de novembro, um evento de grande porte na região amazônica. É o III Simpósio Brasileiro de Paleoinvertebrados.

Atividades de Pesquisa na Bacia do PotiguarOrganizado há seis anos por especialistas da área, com apoio da Sociedade Brasileira de Paleontologia (SBP), a terceira edição do evento tem coordenação do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG) e da Universidade Federal do Pará (UFPA).

O III Simpósio Brasileiro acontecerá no auditório da Escola de Governança Pública do Estado do Pará. A escola é localizada na Avenida Nazaré, nº 871, na capital paraense.

A programação contará com palestras diárias, apresentações orais, posters e reuniões temáticas. O objetivo do evento científico é estimular debates sobre a área de paleoinvertebrados e as parcerias científicas entre os institutos participantes.

Viagem de campo – Como atração especial, no último dia do simpósio, 10 de novembro, está prevista excursão de campo a uma das mais expressivas ocorrências da Formação Pirabas, na praia do Atalaia, município de Salinópolis, nordeste paraense. A Formação Pirabas ocorre descontinuamente ao longo de falésias costeiras, cortes de estradas, minas a céu aberto e em subsuperfície, nos estados do Pará, Maranhão e Piauí.

Para mais informações sobre inscrições e programação do evento, acesse o site http://www.3sbpi.com.br/

Pista de um artrópode do Permiano da Bacia do ParanáParceria -  Vladimir de Araújo Távora, professor doutor da UFPA e presidente da comissão organizadora do III Simpósio Brasileiro de Paleoinvertebrados, ressalta que é antiga e importante a parceria com o Museu Goeldi na realização de eventos em paleontologia no Pará. “Em 2009, realizamos juntos o XXI Congresso Brasileiro de Paleontologia, eu e a Dra. Maria Inês Feijó Ramos, da Coordenação de Ciências da Terra e Ecologia do Museu Goeldi, e desta vez estamos repetindo o sucesso desta parceria técnico-científica”.

Paleoinvertebrados na Amazônia- Os estudos sobre os paleoinvertebrados são de grande importância para a compreensão da evolução geológica e biológica do planeta. Na região amazônica, estes estudos são fundamentais para entender a origem e evolução da biota e o efeito dos eventos tectônicos, climáticos e ambientais nos padrões de distribuição da fauna e flora.  A região Norte do Brasil é rica em invertebrados fósseis, representados principalmente por três unidades sedimentares: a Bacia do Amazonas (nos estados do Amazonas e Pará), a Formação Pirabas (no estado do Pará) e a Formação Solimões (nos municípios de Eirunepé, Tabatinga e Atalaia do Norte, Oeste do estado do Amazonas).

Paleontologia no Goeldi - O Museu Goeldi possui tradição em pesquisa paleontológica, e conta com uma das coleções científicas referenciais sobre fósseis amazônicos e de outras regiões brasileiras. Fundada pelo naturalista Karl Friedrich Katzer em 1896, a coleção foi consolidada a partir dos trabalhos do Dr. Osvaldo Rodrigues da Cunha em conjunto com o Prof. Dr. Cândido Simões Ferreira (Museu Nacional/Universidade Federal do Rio de Janeiro) na segunda metade do século XX. É uma importante fonte de pesquisas utilizada por pesquisadores tanto do Brasil quanto de outros países.

Serviço

III Simpósio Brasileiro de Paleoinvertebrados

Data: 6 a 10 de novembro de 2016

Local: Escola de Governança Pública do Estado do Pará (Avenida Nazaré, nº 871, Belém)

Organização local: Universidade Federal do Pará e Museu Paraense Emílio Goeldi

Mais informações: http://www.3sbpi.com.br/