Você está aqui: Página Inicial > Notícias > INCT lança vídeos sobre queimadas na Amazônia

INCT lança vídeos sobre queimadas na Amazônia

publicado: 14/03/2013 11h15, última modificação: 11/06/2018 12h26

Agência Museu Goeldi – INCT – Biodiversidade e Uso da Terra na Amazônia, em parceira com Lancaster Environment Centre, lança cinco vídeos sobre o fogo na Amazônia. Com o título de “Corte e Queima”, os vídeos abordam como brasileiros usam o fogo como ferramenta na agricultura, os problemas decorrentes dessa prática e que alternativas os agricultores podem usar para evitar as queimadas.

Os vídeos foram dirigidos por Tania Cypriano (Viva! Films) e contam com a colaboração dos pesquisadores do INCT Luke Perry (Lancaster Uni) e Jos Barlow (Lancaster Uni e Museu Goeldi). A série audiovisual é um resultado do projeto “Human dimensions of wildfires: Linking research and environmental education to reduce Amazonian wildfires” que propõe reduzir as queimadas através da integração das ciências naturais e sociais com educação ambiental e capacitação da população local.

INCT Biodiversidade e Uso da Terra na Amazônia - O programa interinstitucional sob a coordenação do Museu Paraense Emílio Goeldi, tem como foco o desenvolvimento de pesquisas, ações educativas e de comunicação da ciência na região do Arco do Desmatamento, uma área de 244.420 km² que se estende pelo sul da Amazônia, do Maranhão ao Acre. O objetivo é a criação de um centro de excelência para o estudo da biodiversidade e da paisagem amazônica a partir de uma abordagem integrada e multidisciplinar.

Assista os vídeos no link.

Texto: Fernando Cabezas