Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Inscrições abertas para minicurso sobre áreas costeiras na Amazônia

Inscrições abertas para minicurso sobre áreas costeiras na Amazônia

Programa de Estudos Costeiros (PEC) do Museu Goeldi abre 30 vagas para estudantes, profissionais e pessoas interessadas na zona costeira amazônica
publicado: 06/11/2015 13h00, última modificação: 08/03/2018 11h13

Agência Museu Goeldi - A costa amazônica brasileira é um mundo em si, diverso e complexo. É nesse território, cerca 35% do litoral do país, que se concentram as atenções do Programa de Estudos Costeiros (PEC) do Museu Goeldi. Nos dias 11 e 12 de novembro, o grupo abre as portas pra quem quiser saber como funciona o trabalho de coleta de informações na região, em diferentes áreas do conhecimento.

O minicurso “Metodologia de coleta em estudos costeiros” vai traçar um panorama geral das linhas de pesquisa do PEC. Treze pesquisadores do Museu vão conduzir módulos de arqueologia, botânica, antropologia, zoologia e outras ciências biológicas, humanas e da terra.

O minicurso acontece no Campus de Pesquisa do Museu Goeldi, em Belém. Ele é indicado para estudantes de ensino médio, graduação, pós graduação e profissionais interessados em estudos costeiros. “Convido todos a participar. Nós queremos estimular mais pessoas a pesquisar a zona costeira e contribuir para o conhecimento e preservação da área”, afirma a coordenadora do PEC, Ana Harada.

Na ementa, estão incluídos uma introdução sobre as áreas costeiras da Amazônia, sua história e importância, atividades humanas, características e fatores ambientais, termos técnicos, metodologias de estudo, dentre outros tópicos (Veja a programação completa abaixo).

Inscrições – Estão abertas ao público até o dia 10 de novembro, terça-feira. O minicurso é gratuito e oferece 30 vagas. Para solicitar inscrição, basta enviar um e-mail para ahara@museu-goeldi.br; com cópia para berredo@museu-goeldi.br.

PEC - O Programa de Estudos Costeiros (PEC) foi criado em 1997 pelo Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG). O foco do grupo de pesquisa são os ecossistemas costeiros amazônicos, pesquisando aspectos ambientais e sociais, com o objetivo de gerar subsídios para a gestão territorial, o manejo dos recursos naturais e a formulação de políticas públicas.

Minicurso “Metodologia de coleta em estudos costeiros” - Programa de Estudos Costeiros (PEC)

Dia: 11 e 12 de novembro

Hora: de 8h30 às 17h, com intervalo para almoço

Local: Auditório Setorial da Coordenação em Botânica no o Campus de Pesquisa do MPEG (Avenida Perimetral, 1901).

Inscrições gratuitas: até o dia 10 de novembro, pelo e-mail ahara@museu-goeldi.br (enviar cópia para berredo@museu-goeldi.br).