Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Kayapó participam da Semana dos Povos Indígenas no Museu Goeldi

Kayapó participam da Semana dos Povos Indígenas no Museu Goeldi

publicado: 25/04/2014 16h30, última modificação: 14/06/2018 11h50

Agência Museu Goeldi – Cantos, danças, pinturas corporais e trabalhos artesanais da cultura Mebêngôke-Kayapó enriqueceram o passeio de visitantes do Parque Zoobotânico nos dias 24 e 25 de abril. Quinze indígenas da Aldeia Las Casas atravessaram o estado do Pará para participar da programação em homenagem aos povos indígenas de 2014 no Museu Paraense Emílio Goeldi.

Na ocasião, foi lançado o livro-catálogo Me à yry Tekrejarôti-re: os trabalhos artesanais dos Mebêngôkre-Kayapó da Aldeia Las Casas, organizado pelo Museu Goeldi em parceria com a Associação Indígena Ngônhrôrô-kre, o Museu do Índio e a Fundação Nacional do Índio – Coordenação Regional do Baixo Tocantins. Também foi aberta a Exposição Fotográfica, que apresenta o cotidiano desta comunidade, no Pavilhão Domingo Soares Ferreira Penna (Rocinha). Ambos foram resultados do subprojeto Laboratório de práticas Sustentáveis em Terras Indígenas do INCT Biodiversidade e Uso da Terra na Amazônia, coordenado pela antropóloga Claudia Lópes (MPEG). Na cerimônia de lançamento, os caciques Patruke Kayapó e Bekwinbo Kayapó agradeceram o esforço das instituições em divulgar a cultura do seu povo.

Na lateral do prédio da Rocinha, as mulheres Mebêngokre-Kayapó fizeram as pinturas corporais nos visitantes do Parque com os grafismos tradicionais do seu povo, usando a tinta de jenipapo mesclada com carvão de casca de árvore. Assista ao vídeo aqui.

Além disso, o trabalho artesanal de homens e mulheres foi disponibilizado à venda. São cestarias, colares, pulseiras, brincos, anéis e outros adereços que podem ser adquiridos na Livraria Ernest Lohse, aberta de terça a domingo, de 9h às 17h , no Parque Zoobotânico do MPEG. O livro-catálogo também é vendido no local pelo preço de R$30. Veja aqui o booktrailer.

Encomendas - Para adquirir outros produtos do artesanato da Aldeia Las Casas, os interessados podem entrar em contato pelo e-mail: meayry.lascasas@gmail.com. Para quem mora fora de Belém do Pará, o livro-catálogo também pode ser encomendado pelo e-mail mgdoc@museu-goeldi.br.