Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Laboratório de Análises Químicas do MPEG adquire Espectrômetro de Massas

Laboratório de Análises Químicas do MPEG adquire Espectrômetro de Massas

Equipamento de ponta facilita a produção de pesquisas analíticas para a determinação de cerca de 90% dos elementos químicos da tabela periódica
publicado: 09/09/2014 11h30, última modificação: 28/09/2017 11h18

Agência Museu Goeldi - OLAQGoeldi (Laboratório de Análises Químicas do Museu Paraense Emílio Goeldi) agora conta com um Espectrômetro de Massas com Plasma Indutivamente Acoplado (o ICP- MS, do inglês:InductivelyCoupled Plasma Mass Spectrometer),  equipamento quetem a função de realizar análises químicas em diferentes amostras (solo, água e material biológico: plantas, organismos, fluidos, etc.). O equipamento atenderá as mais diversas áreas de pesquisa do Goeldi, auxiliando em análises nas áreas ambientais, geológicas, biológicas, farmacêuticas, de saúde e desenvolvimento de novos materiais.Espectrômetro de Massas com Plasma Indutivamente Acoplado Espectrômetro de Massas com Plasma Indutivamente Acoplado (do inglês, ICP- MSInductively Coupled Plasma Mass Spectrometer)Espectrômetro de Massas com Plasma Indutivamente Acoplado (do inglês, ICP- MSInductively Coupled Plasma Mass Spectrometer)Espectrômetro de Massas com Plasma Indutivamente Acoplado (do inglês, ICP- MSInductively Coupled Plasma Mass Spectrometer)

O ICP-MS faz parte doprojeto "Modernização e Ampliação da Infraestrutura dos Laboratórios Multiusuários do MPEG",e foi adquirido por meio do convênio com a FINEP - Agência Financiadora de Estudos e Projetos.Considerado uma tecnologia de ponta, o equipamento (um modelo NexION 300X da marca PerkinElmer) entrará em operação assim que finalizar as obras para  adequar a salaonde será instalado.Desse modo, o Museu Goeldi produzirá resultados no mesmo nível de grandes laboratórios nacionais e internacionais.

Com esta sofisticada máquina, o LAQGoeldise equipara com o que há de mais atual nas análises para determinação de cerca de 90% dos elementos químicos da tabela periódica e sua especiação nas mais diferentes amostras. Em síntese, o material tem como principal vantagem a possibilidade de análise multielementar e isotópica (átomos que têm o mesmo número atômico, mas diferentes números de massa) com alta sensibilidade, com limites de detecção na ordem de 0,001 a 0,1 microgramas por litro. Ou seja, o equipamento permite detectar traços. Um exemplo de sua aplicação: a espectrometria de massas permitirá saber se o elemento detectado em determinada amostra está na sua forma tóxica ou não, e se a concentração presente é considerada perigosa para a saúde e/ou meio ambiente.

Segundo Cristine Amarante, coordenadora substituta da Coordenadoria de Ciências da Terra e Ecologia, a aquisição desta máquina é um importante passo para o Museu Goeldi, pois indica o alinhamento institucional com as atualizações tecnológicas.

Texto: Brunella Velloso